TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analogia

Artigos Científicos: Analogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  2.533 Visualizações

Página 1 de 3

11. (FUVEST 2009) Pela Teoria da Evolução, proposta por Charles Darwin, as populações podem, ao longo do tempo, sofrer adaptações ao meio em que vivem. Essas adaptações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o surgimento de novas espécies. De acordo com tal informação, imagine duas populações de insetos da mesma espécie ancestral, que se mantiveram separadas geograficamente durante milhares de anos. Considere que, por uma alteração ambiental, as duas populações voltem a ter contato. A ocorrência de especiação será confirmada na hipótese de que os insetos das duas populações:

a. consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes férteis.

b. consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes estéreis.

c. acumulem diferenças genéticas e gerem descendência fértil.

d. manifestem diferenças comportamentais, mas gerem descendência fértil.

e. gerem descendentes férteis com características híbridas.

Resposta A. Comentário: A questão pede o conceito básico de espécies, dois indivíduos são da mesma espécie se cruzarem entre si e produzirem descendentes férteis.

12. (UDESC 2010) Assinale a alternativa correta quanto à evolução das espécies.

a. Wallace, em seus estudos, chegou às mesmas conclusões que Lamarck quanto à evolução e à seleção natural das espécies.

b. Segundo a teoria de Lamarck, a característica do pescoço longo das girafas era resultante da seleção natural.

c. Na teoria de Darwin as características resultantes de condições ambientais, como a atrofia muscular ou hipertrofia, podem ser transmitidas para os descendentes.

d. O neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, reinterpretou a teoria da evolução de Darwin que, além da genética e dos conhecimentos em hereditariedade, incluiu fatores fundamentais da evolução, da mutação gênica e da recombinação gênica.

e. A lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos foram estabelecidas por Darwin.

Resposta C. Comentário: Neodarwinismo ou teoria da grande síntese pode ser descrita simplistamente como sendo a Teoria da Evolução de Darwin, agora conhecendo o mecanismo que produz as variações (genética, mutações etc.).

13. (FUVEST 2009) Em 2009, comemorou-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele

a. foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.

b. provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.

c. propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.

d. demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.

e. foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.

Resposta C. Comentário: o item sintetiza a Teoria de Darwin, a Seleção Natural.

14. (FUVEST 2009) O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com