TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Comunicação E Expressão

Artigos Científicos: Apostila Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 13

APOSTILA

DE

COMUNICAÇÃO

E

EXPRESSÃO

(CE)

2014

TEXTO E CONTEXTO

Conceito de Texto

Texto será aqui entendido: a) como uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa; b) como uma unidade de sentido e c) como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independente da sua extensão.

O que é um texto?

Uma única frase é um texto? E uma única palavra? Uma imagem é um texto?

São Textos:

- uma palavra-frase (frase de situação)

- uma frase

- um diálogo

- um provérbio

- um verso

- um poema

- um romance

- uma imagem

- uma reportagem etc.

O texto é uma unidade global de comunicação que expressa uma ideia ou trata de um assunto determinado, tendo como referência a situação comunicativa concreta em que foi produzido, ou seja, o contexto. O texto pode ser uma única frase de sentido completo:”Os edifícios de São Paulo têm uma arquitetura moderna.”

O texto também está em obras maiores, formadas por orações e parágrafos: crônicas, reportagens jornalísticas e romances. Quando escrevemos ou falamos, lançamos mão de mecanismos de coerência e coesão para conseguirmos formar uma mensagem compreensível e instigante.

Linguística do texto

Descreve as regras básicas para a elaboração de frases corretas e interessantes. Sua finalidade é tornar compreensível o que é ouvido ou lido. Para que um texto tenha coerência, não basta que ele trate somente de um assunto. É preciso também que os seus parágrafos estejam relacionados e não apresentem contradições. Finalmente, ele deve oferecer ao leitor ou ao ouvinte uma mensagem completa, superior à simples reunião de orações e períodos.

Fatores internos ou significativos

O parágrafo geralmente é a primeira unidade dos textos corridos e em prosa. Formado por um número variável de frases encadeadas e lógica. O tema de um texto deve ser o mesmo quando se inicia um novo parágrafo, não se muda de assunto. A abordagem, os argumentos é que vão se modificando em função de explicar, esclarecer, transmitir ideias que tornem o texto mais claro. Aconselha-se que o texto não apresente parágrafos repetitivos, mas que contenha a mesma ideia. Ao ler um texto, devemos em primeiro lugar, prestar atenção em seu conteúdo informativo fundamental, ao qual se subordinam, de modo articulado, vários enunciados. A maioria das frases possui uma palavra-chave, que pode ser percebida diretamente ou com a ajuda de outras palavras que a substituem. O segundo passo é identificar, nos diversos parágrafos, as ideias secundárias.

Contexto

Por contexto, entendemos uma unidade linguística de âmbito maior, na qual se insere outra unidade de âmbito menor. Dessa forma, a palavra (unidade menor) se insere no contexto da frase (unidade maior); a frase se insere no contexto do período; e o período se insere no contexto do parágrafo e assim por diante.

Qualquer texto deve estar baseado no conhecimento do mundo real dos falantes. Essa é uma condição cuja finalidade é contribuir para sua significação global. No contexto, deve-se ter em mente os elementos que influenciam a mensagem:

Na leitura e produção de sentido do texto, é solicitado que o leitor considere:

- a materialidade lingüística constituída do texto e o efeito de humor que produz, causado pelo jogo entre as palavras;.

-o gênero textual ( charge, carta, história em quadrinhos);

-a tematização proposta;

-a data de publicação;

-o meio de veiculação.

Todos esses conhecimentos constituem diferentes tipos de contextos por um contexto mais abrangente, o contexto sociocognitivo.

Contexto Sociocognitivo

Para que duas ou mais pessoas possam compreender-se mutuamente, é preciso que seus contextos sociocognitivos sejam, pelo menos, parcialmente semelhantes.

Em outras palavras, seus conhecimentos (enciclopédico, sociointeracional,, textual etc.) devem ser, ao menos em parte, compartilhados, uma vez que é impossível duas pessoas partilharem exatamente os mesmos conhecimentos.

Ao entrar em uma interação, cada um dos parceiros já traz consigo sua bagagem cognitiva, ou seja, já é por si mesmo, um contexto. A cada momento da interação, esse contexto é alterado, ampliado, e os parceiros se vêem obrigados a ajustar-se aos novos contextos que se vão originando sucessivamente.

A título de exemplificação do que acabamos de dizer, consideremos o texto a seguir:

Conversa de mãe e filha

- Manhê, eu vou me casar.

-Ah? O que foi? Agora não, Anabela. Não está vendo que eu estou no telefone?

- Por favor, por favoooooor, me faz urn lindo vestido de noiva, urgente?

- Pois é, Carol. A Tati disse que comprava e no final mudou de ideia. Foi tudo culpa da...

- Mãe, presta atenção! O noivo já foi escolhido e a mãe dele já está fazendo a roupa. Com gravata e tudo!

- Só um minutinho, Carol. Vestido de... casar?! O que é isso, menina, você só tem dez anos? Alô, Carol?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com