TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto

Resenha: Aspecto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Aspecto importante sobre a questão dos gêneros como objeto de ensino diz respeito à preparação do professor para trabalhar com a diversidade textual. Machado (1998) alerta para a falta de construção de conhecimento científico sobre inúmeros gêneros que se pretendem ensinar na escola o que pode fazer com que seu ensino fique submetido ao senso comum e à ideologia. Gregolin(1993) já reconhecia isso e dizia que esse risco vai mais além, comentando que a maioria das dificuldades que os alunos têm em produzir e interpretar textos poderia ser resolvida se o professor soubesse como trabalhar com o texto.

Abordagens calcadas em estudos de gêneros textuais potencializam investigações para que a pesquisa e a prática pedagógica possam ir além das regularidades típicas dos gêneros, permitindo explorar também regularidades nas esferas sociais onde os gêneros são utilizados. A imensa diversidade de gêneros forma a língua e, sabemos que, gêneros não são entidades fixas, que permanecem estáticos, independentemente do tempo e das mudanças ocorridas na sociedade. Sabemos que, ao contrário de serem estáticos, há gêneros que desaparecem e outros que nascem dependendo das necessidades dos falantes que os utilizam.

Os alunos devem se preparar para compreender a dinâmica dos gêneros que circulam na sociedade e estarem aptos a interagir com a escrita a que estão familiarizados e com a que não lhes é familiar, dada a dinamicidade do discurso. No ensino, devem ser desenvolvidos recursos para uma melhor compreensão dos aspectos cognitivos e esquemáticos que contribuem para que um determinado discurso aconteça. Os professores devem promover oportunidades para um aprendizado igualitário com vistas a vários letramentos, que levam os aprendizes a compreensão de como funcionam os textos nas sociedades. Defende-se aqui que letramento não apenas envolve compreensão do material que circula socialmente na comunidade brasileira como também implica o entendimento das maneiras de apropriação do sistema de escrita.

O aspecto lingüístico não opera sozinho e não encerra em si todo o potencial de textualização. Esse é o fato mais importante nesta perspectiva teórica, pois o texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em gênero textual e circula em domínios discursivos, isto é, em grandes esferas ou instâncias de produção textual ou de atividade humana. Assim, além de ser necessário entender melhor as concepções com que os professores devem trabalhar, é preciso oferecer propostas metodológicas para um ensino mais eficaz da leitura e da produção de texto. Só assim estaremos contribuindo para um ensino mais eficaz.

Resgatando a noção de que os textos apresentam características próprias que são socialmente organizadas tanto na fala como na escrita é que a atenção deve voltar-se para a língua em uso, frisando-se a relevância de que o texto se manifesta por meio de gêneros. O ensino dos gêneros nas escolas é de suma importância na formação do leitor e scriptor ideal, não se esquecendo é claro, da formação do docente em priorizar os gêneros como manifestações históricas e sociais do cotidiano textual de seus alunos. 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com