TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Complementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  2.249 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Língua Portuguesa II

Na oficina de língua portuguesa, vimos como elaborar textos, como fazer um bom fichamento, compreensão de leitura, e também podemos ler palavras, ler palavras é ir além da decodificação de palavra por palavra, é ir atrás do sentido, buscar as relações que as palavras estabelecem entre si na construção do texto, perceber as idéias centrais do texto, confrontar as idéias expressas no texto com as nossas, com a nossa experiência, com os outros textos que já lemos. Para obtermos uma informação, vamos a uma notícia de jornal, a um classificado, a um guia de cidades, a uma lista telefônica; para buscar orientação para fazermos uma atividade, procuramos uma manual de instruções, uma receita.

Também é visto forma de comunicação verbal e não verbal, que são formas corriqueiras no nosso dia a dia, tão comuns que às vezes nem percebemos que estamos efetivamente "lendo" o mundo em que vivemos, mesmo sem letras, sem palavras. São sinais, imagens, formas de comunicação que nos auxiliam a viver, a chegar ao nosso trabalho, à nossa casa, a quaisquer lugares a que queiramos ir.

A parte de gêneros textuais faz nos entender o que significa ler os gêneros e diversos As práticas de linguagem e as formas de comunicação exigem estratégias diversas de produção e de compreensão de leitura e de escrita. Há determinados modelos de ação comunicativa, Isto é, de ação pela linguagem.

Fizemos atividades de leitura onde aprendemos a ver o que estamos lendo, se é poema, poesia, noticia de jornal, artigo de opinião, crônica, percebendo assim o que são os gêneros textuais.

Entramos para parte de fichamento onde passamos a saber o que é. Fichamento consiste em registrar anotações em pequenas fichas que funcionam como arquivo a que você pode se remeter quando necessitar lembrar de algo que leu, sem necessidade de decorar. O fichamento é uma resposta adequada. Ele permite uma grane economia de tempo, na medida em que permite um rápido acesso a um texto ou livro com a finalidade de rever o que você já estudou/leu. O fichamento é um procedimento individual e o leitor de um fichamento é o próprio autor, ou seja, você mesmo. Daí, o fato de você precisar organizar direito os seus arquivos, em pastas, em envelopes, ou em arquivos de computador. O fundamental é a organização para que não se perca quando precisar rever algum assunto.

A parte de anotações e esquemas.

Anotações: anotar é um processo pelo qual você se habitua a selecionar e a registrar informações de texto que você esta lendo. Anotar é uma técnica para guardar informações que você poderá aproveitar depois.

Há diferentes formas para anotar ou fazer apontamentos sobre o que lhe interessa de um texto. Você escrever a margem do texto, sublinhar os dados que considera mais importantes, usar um marcador de texto. No entanto, é necessário ter cuidado; se anotar tudo, você pode confundir com o excesso de anotações. Por isso, é também produtivo que mantenha um caderno de apontamentos.

E assim fechamos o nosso curso de extensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com