TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação de formação de Criação e Administração da Sala de Aula Digital na Promoção do Sucesso

Por:   •  28/3/2024  •  Abstract  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão Crítica

Ao inscrever-me na ação de formação de Criação e Administração da Sala de Aula Digital na Promoção do Sucesso, as minhas expetativas estavam muito elevadas, uma vez que sou professora de Português no terceiro ciclo e a atual situação pandémica no país obriga-nos a transformar, adaptar o ensino presencial em E@D, para o qual não estamos preparados nem formados.

A atual relação entre tecnologia e os processos de ensino aprendizagem torna fulcral que haja uma atualização, por parte dos docentes, na utilização dos novos media em contexto educativo.

No decorrer da formação posso afirmar que ampliei os meus conhecimentos neste universo digital de forma consistente, útil e muito proveitosa, melhorei a aprendizagem de novos conceitos e assim pude proporcionar aos alunos um ensino mais motivador, eficiente e interativo.

Esta ação envolveu o conhecimento de variadas ferramentas, nomeadamente, Mentimeter, Biteable, Story Jumper, Symbaloo, Wakelet, Kahoot, Padlet, bem como a exploração e explicação do funcionamento da Classroom.

O primeiro trabalho realizado e aplicado aos alunos foi ao encontro das suas necessidades, uma vez que estávamos em E@D, e o facto de este apresentar todos os passos que eles deveriam seguir até à conclusão do trabalho facilitou a sua concretização.

O segundo trabalho, o questionário, no meu ponto de vista, foi o mais útil, pelo menos nos anos letivos que estou a lecionar. Permitiu-me elaborar um questionário mais complexo, mais interessante e mais eficiente. Os alunos gostaram, principalmente, o facto de terem de responder corretamente a uma questão para passarem para outra seção.

O terceiro, foi totalmente uma novidade para mim, pois não conhecia esta ferramenta, contudo, penso que não se adequa muito ao terceiro ciclo a nível de apresentação de matéria, mas dei-lhes a conhecer a utilidade da ferramenta para que a possam utilizar na apresentação dos seus trabalhos.

Por último, a pesquisa de aplicações úteis para o processo de ensino-aprendizagem, é algo que já fazia anteriormente, pois tornou-se extremamente necessário para o novo sistema de ensino.

Na minha opinião, a formadora forneceu diverso material teórico que me possibilitou aprofundar conhecimentos sobre as variadas ferramentas, tal como deu todo o apoio ao longo da formação, esclarecendo todas as dúvidas colocados no decorrer da mesma.

O teor desta Ação contribuirá bastante para que eu, enquanto professora, fique mais habilitada para experimentar diferentes estratégias de ensino aprendizagem.

Carla Faia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com