TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Argumentação

Monografias: Conceito De Argumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Argumentação

A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado.

Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.

No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa idéia e convencer o leitor de que essa é a correta.

Argumentar é persuadir racionalmente, mas nem toda a persuasão é racional. Há a persuasão emocional, muito usada, por exemplo, em publicidade. (Quando um anúncio publicitário nos convence a comprar um determinado produto, não pelas qualidades desse produto, mas porque, ao associar essa marca a um determinado padrão de vida, nos leva a crer que adquirindo aquele artigo passaremos a usufruir desse padrão). A diferença entre a persuasão racional e a emocional reside no fato de, na primeira, se fazer apelo à razão, enquanto na segunda, apelam aos desejos, sentimentos, medos, emoções e frustrações.

Há diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto.

Argumentação por citação

Sempre que queremos defender uma idéia, procuramos pessoas “consagradas” que pensam como nós acerca do tema em evidência.

Apresentarmos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.

A citação pode ser apresentada assim:

Argumentação por comprovação:

A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas ( dados, estatísticas,percentuais) que a acompanham.

Veja:

Argumentação por racícocinio lógico

A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilixado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação que pode ser contestada.

Veja:

Quando usamos a argumentação?

No nosso quotidiano usamos constantemente a linguagem: das conversas entre amigos às intervenções nas aulas, das pequenas mensagens SMS aos trabalhos escolares, a língua é o instrumento permanentemente usado. E se é verdade que a maior parte desses atos de comunicação tem um caráter informativo, não é menos verdade que um bom número deles tem um carácter argumentativo. Quando queremos defender um ponto de vista, quando apresentamos a nossa opinião, quando propomos uma solução para um problema ou quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso, temos que argumentar. Na verdade, pensando bem, argumentamos muito e muito frequentemente. Por vezes enfrentamos a oposição dos outros e então temos que argumentar ainda melhor para convencê-los. E argumentar bem é um ato de inteligência que, para ser eficaz, tem as suas regras.

Bibliografia

http://www.brasilescola.com/redacao/a-argumentacao.htm

http://www.esgportugues.com/docspdf/usarargum.pdf

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »