TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contação De História

Dissertações: Contação De História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

JUSTIFICATIVA:

As histórias sempre fascinam o ser humano. A arte de contar histórias é milenar, antiga tradição, são patrimônios da humanidade. Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história. Hoje, infelizmente esse costume se perdeu no tempo. Em função deste indicador, o Projeto Contação de Histórias propõe-se ao resgate dessa arte, relegada ao esquecimento por muitas famílias. Esse projeto tem por objetivo retomar essa tradição antiga que muito estimula e incentiva a aproximação dos alunos à literatura.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar aos alunos dos 7º e 8º anos do período da tarde momentos prazerosos de audição de histórias, ou seja, instigá-los a gostar de ouvir histórias e, por meio dessa satisfação pessoal, influenciar a todos virem para a sala de leitura, através da leitura e contação de histórias. Por meio dessa prática, pretende-se que os próprios alunos sejam incentivadores, tanto dentro da escola, como também nas suas relações sociais em outros espaços. Além de incentivar a leitura e a fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e a imaginação;

- Tornar pessoas capazes de ler a si mesmas, ler o mundo;

- Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários, e a diversidade de gêneros;

- Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude de comportamentos;

- Desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar histórias de maneira mais elaborada;

- Resgatar a tradição da arte de contar histórias;

- Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade, como também o respeito à pessoa que se dispõe a falar;

- Elevar a autoestima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;

- Promover a diversão e o gosto pela literatura;

- Convidar sempre que possível uma pessoa da comunidade para vir contar histórias aos alunos.

METODOLOGIA:

A proposta do trabalho de contação de histórias, as atividades serão desenvolvidas uma vez por semana nas aulas de língua Portuguesa, com a permissão do diretor e do professor. Serão desenvolvidas algumas ações, a fim de proporcionar aos ouvintes o poder de ler por prazer, compartilhar histórias com amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

AVALIAÇÃO:

Durante as apresentações observando:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com