TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/5/2015  •  Monografia  •  4.637 Palavras (19 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DE UBERABA INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PEDAGOGIA

 FABIANA DE LOURDES SOUZA GOMES ALEIXO

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ponte Nova- MG

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PEDAGOGIA

FABIANA DE LOURDES SOUZA GOMES ALEIXO

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba-UNIUBE, como partes das exigências na Etapa VII do curso de Pedagogia (TCC) à distância-EAD.

Ponte Nova- MG

2015

Dedico este trabalho aos meus queridos filhos e ao meu marido, Marcos André Aleixo, exemplo de vida e grandes responsáveis pela motivação que fez dos meus sonhos realidade.

“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras”.

           “Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber                        a conexão e como vincula com o meu contexto”.

Paulo Freire.

Resumo

O objetivo deste trabalho teórico é propor a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e  contudo detectar os problemas de aprendizagem e analisar os efeitos das intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização.

Os resultados mostraram que a maioria dos estudos aborda a dificuldade de aprendizagem como fator de risco para problemas psicossociais na infância, associados a problemas soco emocionais e comportamentais.

Também foi mostrado que os professores apresentaram três concepções distintas: dificuldade de aprendizagem, dificuldade em assimilar conteúdo, dificuldade na leitura na escrita e principalmente no raciocínio.

A pesquisa buscou identificar, porque uns alunos aprendem com mais facilidade sobre determinado assunto, enquanto outros não compreendem, ou avançam lentamente, e como agir de maneira positiva sobre estas dificuldades de forma a fazer acontecer à aprendizagem de fato e com qualidade.

Também se considerou a análise da aquisição da leitura e da escrita e as contribuições da Psicopedagogia nas questões referentes a problemas de aprendizagem.

Trata-se aqui não de uma análise sobre os “déficits”, mas de uma reflexão textual das dificuldades de aprendizagem que necessariamente não se encontram definida como sendo aquele que possuem necessidades educacionais especiais, mas que precisam vivenciar a inclusão escolar e social.

A psicopedagogia é um campo que detecta as dificuldades encontradas pelos alunos no processo ensino-aprendizagem e procura colaborar com a instituição no sentido de reforçar e auxiliar a equipe docente para sanar essas dificuldades.

A escola ideal é aquela que visa o bem-estar dos alunos, compreendendo suas necessidades, e respeitando suas diversidades individuais, no sentido de alcançar as ideais almejando como uma educação de qualidade para todos.

Palavra Chave: Dificuldades de Aprendizagem, Leitura e Escrita.

 SUMÁRIO

      1.0-Introdução..................................................................................................07

CAPÍTULULO II-DESENVOLVIMENTO

1.1-Fatores que Dificultam a Aprendizagem da Leitura e da escrita............08 a 10

1.2-Das Dificuldades de Aprendizagem ao Fracasso Escolar......................11 a 12

1.3-Ações para combater as dificuldades.....................................................12 a 14

CAPÍTULO II

2.1-As Abordagens sobre as contribuições no Processo da Aprendizagem da Criança..........................................................................................................14 a 15

2.2-Participação da Família na Vida Escolar dos Educandos......................15 a 16

2.3-Ausência da Família no Processo de Construção dos Saberes.....................16

CAPÍTULO III

3.0-Dificuldades de Aprendizagem (Leitura e Escrita) numa Abordagem Psicopedagoga.............................................................................................17 a 18

3.1-As Propostas Psicopedagógicos da Alfabetização.................................18 a 19

3.2-Conclusão...............................................................................................19 a 20

3.3-Referências.............................................................................................20 a 21

3.4-Anexos....................................................................................................22 a 23


1-INTRODUÇÃO

Através desta pesquisa temos o propósito de refletir sobre os aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem na leitura, na escrita nos primeiros anos do ensino fundamenta.

No decorrer dos tempos, com nossa experiência profissional na educação, têm nos trazido uma grande preocupação em saber lidar com o desconhecido, com o conflito, com o erro, e com as dificuldades de como transformar informação em conhecimento.

Acredita-se que estudos têm sido realizados com o intuito de entender como a aprendizagem ocorre. Deve-se analisar o porquê de uns aprenderem com mais facilidade e outros não compreenderem o bastante para avançarem de ano.

O objetivo é descrever como o processo ensino-aprendizagem se efetiva e identifica as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas nas escolas, entre os alunos nos primeiros anos do ensino fundamental.

Não se esquecendo de abordar esta temática, percebendo a aprendizagem enquanto processo e produto inacabado e diferentemente desenvolvido.

O número de alunos que manifestam dificuldades em aprender tem crescido sensivelmente. No entanto, muitos desses alunos perdem o interesse pela escola, desenvolvendo a insegurança e o senso de baixa autoestima, fazendo com que na maioria das vezes os estudos abordam a dificuldade de aprendizagem como fator de risco para problemas psicossociais na infância, associados a problemas sócios emocionais e comportamentais.

Diante disto, neste trabalho de pesquisa pretendo entender o que é dificuldade de aprendizagem, quais os fatores de responsáveis, como a prática pedagógica contribui na estratégia de intervenção e por fim qual deve ser a postura do professor quando identifica alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, e como esses professores trabalham com esses docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (509.8 Kb)   docx (367 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com