TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Analise Crítica sobre LER/DORT

Nos estudos e práticas sobre as questões relacionadas à saúde e ao trabalho, os aspctos psicosocias vêm, gradualmente, ocupando um espaço crescente pois a presença de uma doença e ou a vivência de um acidente repercutem na vida familiar, laboral e social e no psiquismo do trabalhador.Com o aumento da tecnologia as doenças vem crescendo, uma delas é a LER/DORT(Lesões por esforços repetitivos/Distúrbios Osteomuscular se Relacionados ao Trabalho)que apresenta-se como uma das doenças ocupacionais ,uma afecção que pode acometer tendões, sinóvias ,músculos, nervos facías, ligamento de forma isolada ou associada com uma degeneração de tecidos, atingindo pescoço e região escapular, desenvolvendo vários sintomas, como dor, sensação de fadiga compressões de nervos periférico podendo ser de identificada ou não com síndrome miofacíal ,associado com trabalho repetitivo má postura, esforço físico .causando um rompimento ou inflamação dos tendões por tensão maior do que normalmente é capaz de suportar.

O trabalho muscular, impactos e vibrações, a intensificação do ritmo da jornada e da pressão por produção no processo do trabalho por parte dos trabalhadores, a falta de organização do trabalho é uma das principais causas do surgimento dessa doença. Com o intuito de melhorar as condições de trabalho insatisfatórias surgiu a ergonomia que poderia, ajudar na prevenção das DORTs e aliviar o desconforto de trabalhadores, através de Analise Ergonômica do Trabalho (AET) segundo o informativo. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofísiologicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. Tal análise poderia apontar, dentre outros fatores, a utilização de mobiliários e equipamentos corretos´.

A participação dos trabalhadores ou seus representantes é importante em qualquer programa de prevenção. Esse processo é ainda mas efetivo quando os trabalhadores participam nas várias fases da implantação do programa, desde a detecção de posto de trabalho problemáticos, análise das atividades, sugestão de meio de controle de risco, até a implantação e avaliação de modificações nas condições de trabalho. Posturas corporais determinam quais articulações e músculos são utilizados nas atividades e a quantidade de força ou tensão são gerados ou tolerados.

Prevenir ainda é a melhor forma de eliminar as causas de algum evento antes que aconteça. Assim prevenir lesões por esforço repetitivo significa eliminar ou neutralizar as condições que levam ao seu aparecimento. É importante pontuar essa definição porque, em alguns locais de trabalho, a gerência e até mesmo os trabalhadores, acreditam que a prevenção está relacionada ao tratamento e diagnóstico das afecções. Esses são processos muito importantes para garantir a saúde e o bem estar dos trabalhadores e o diagnostico precose das afecções pode ser importante para evitar o aparecimento de novos casos ou agravamento dos já existentes, mas não são sinônimo de prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com