TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade

Tese: Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (doc), contendo:

1. Seu nome e seu RA

2. Nome do tutor presencial

3. Nome da disciplina

4. Nome do professor EAD

5. Conteúdo das respostas das questões

 Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no ambiente virtual Moodle conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, no período de 11 de abril de 2011 a 1º de maio de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

 Em caso de atraso na postagem destas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (um) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) a 1,0 (um) ponto, e a data final para entrega delas será informada no ambiente virtual.

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Questão 1. (0,2) Leiam os seguintes excertos:

“Quando a gente compreende a educação como possibilidade, a gente descobre que a educação tem limites. É exatamente porque é limitada ideológica, econômica, social, política e culturalmente que ela tem eficácia. Então, diria aos educadores que, mesmo reconhecendo que a educação não vai ser a chave da transformação do concreto para a recriação, estejam convencidos da eficácia da prática educativa como elemento fundamental no processo de resgate da liberdade”. (Freire, 1998, p.156).

“[...] educação e cultura estão profundamente entrelaçadas e não podem ser analisadas a não ser a partir de sua íntima articulação”. (CANDAU, 2008).

Com base nos textos e fundamentados na leitura do Livro-Texto, discuta a relação entre educação e cultura, apontando como a prática educativa pode servir à reprodução ou à transformação no interior de suas relações.

A escola deve ser um equipamento de enorme impacto na vida das crianças e dos jovens , ela deve construir uma ponte entre o conhecimento estabelecido, o patrimônio cultural da humanidade, e aquele conhecimento cultural que está ali presente, circulando na localidade. Espera-se que a escola consiga articular esse patrimônio com a cultura das pessoas que vivem no seu entorno e que a freqüentam.

À medida que também propicia a relação entre os saberes do passado e do presente do território onde se situa, e todo um conhecimento globalizado que está circulando na nossa sociedade contemporânea, a escola permite que os alunos e suas famílias não só nutram o pertencimento temporal a este momento histórico, como reconheçam o seu papel como sujeitos históricos naquele lugar.

Os desafios prioritários para uma política cultural atrelada à de educação incluem a capacitação de docentes, a disponibilização de bens culturais a professores e alunos, a troca de informações e competências entre os dois campos, o reconhecimento dos saberes tradicionais, o compartilhamento de projetos e recursos, o aprimoramento do ensino das artes nas escolas e a transformação dessas instituições em centros de convivência e experiência cultural. Nas instituições de ensino do nível básico ao superior, a política cultural deve promover o acesso a repertórios do Brasil e do mundo, numa perspectiva não-instrumental.

Questão 2. (0,2) Leiam o seguinte excerto:

“A relação entre o conteúdo e ensino, incluídos como base de formação das novas gerações, implica uma seleção e esta nunca se dá aleatoriamente. Há uma escolha intencional por trás dos conteúdos eleitos para compor os sistemas de ensino. Por isso, podemos afirmar que não se pode tomar como certo que o conhecimento curricular seja neutro. Pelo contrário, busca interesses sociais inseridos na própria forma de conhecimento. [...] isso quer dizer que o currículo tem sempre sofrido uma influência que não vem dos professores ou da escola, mas das elites que se impõem hegemonicamente, mascarando esses conflitos no interior da sociedade”. (APPLE, 1982)

A partir da visão de escola e currículo como instrumentos utilizados para manter os privilégios de classes e grupos dominantes, é possível conceber o currículo como instrumento fundamental para iniciar um processo de intervenção na estrutura social a favor de mudanças que beneficiem as classes populares? Como?

Sim, a escola tem o poder e a legitimidade para selecionar os saberes que serão repassados as crianças e aos adolescentes e pode dar voz ou não a determinados personagens, histórias locais e patrimônios culturais e transmitir ou não diferentes modos de saber e de fazer instalados na sociedade como um todo.

Se a escola for capaz de valorizar em sua grade curricular o patrimônio cultural presente na comunidade, nos diferentes grupos sociais, etnias e representações, e não apenas na história oficial, ela desempenhará sem duvida, um papel diferenciado. Sua contribuição será ainda maior se renunciar ao uso de abordagens “folclorizadas” ou “pitorescas” da cultura popular, que a tratam como “sub-cultura”, e, muitas vezes, reforçam estigmas e deixam determinadas manifestações populares à margem de uma proposta de ampliação do repertório. Ao ampliar o conhecimento, a escola colabora para que diferentes grupos se sintam não só reconhecidos, mas também sujeitos desse conhecimento que está sendo ofertado.

Questão 3. (0,2) Pesquisem a Lei n°10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm> Acesso em: 31 ago. 2010.

Faça a leitura cuidadosa e levante suas principais diretrizes, discutindo quais seus limites e possibilidades.

Com a Lei nr 10.639:

- O Estado deixa de ser totalmente neutro diante da complexa inter-relação entre classe, gêneros e desigualdades, mas sim, como propulsor de transformações sociais. Problematizando, aprofundando o debate sobre a garantia dos direitos humanos básicos e fundamentais, não de forma abstrata, mas incluindo a diversidade.

- Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com