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ESTILO LITERÁRIO / PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FUNDAÇÕES BÁSICAS

Relatório de pesquisa: ESTILO LITERÁRIO / PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FUNDAÇÕES BÁSICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

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A HISTORIA DO PAÍS

LITERATURA

LITERATURA BRASILEIRA - Quadro Cronológico

ESTILO LITERÁRIO / DESTAQUES CARACTERÍSTICAS GERAIS

ERA COLONIAL QUINHENTISMO

Início: A Carta de Caminha

Contexto histórico:

Os portugueses chegam ao Brasil

A chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil

Literatura documental, histórica, de caráter informativo.

A Carta de Caminha é o primeiro documento literário brasileiro. Carta descritiva com espírito ufanista e nativista. Foi parodiada de forma satírica por Oswald de Andrade, poeta modernista.

O Quinhentismo serviu de inspiração literária para alguns poetas e escritores do Romantismo e do Modernismo.

No Romantismo: Gonçalves Dias, José de Alencar.

No Modernismo: Oswald de Andrade.

Destacaram-se:

- Pero Vaz de Caminha - A Carta de Caminha

- Pe. José de Anchieta - escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoção ao culto mariano. Recebeu influência da tradição medieval.Obs.: Não recebeu influência da poesia lírica de Camões (soneto).

- Pe. Manuel da Nóbrega

BARROCO

Início: Prosopopeia - poema épico de Bento Teixeira

Contexto histórico:

As invasões holandesas no Brasil

Os bandeirantes

Frequência das antíteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida.

Características: rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações.

Cultismo ou Gongorismo: abuso de metáforas, hipérboles e antíteses. Obsessão pela linguagem culta, jogo de palavras.

Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essência íntima.

Destacaram-se:

- Gregório de Matos - apelidado de "A Boca do Inferno". Oscilou entre o sagrado e o profano. Poeta lírico, satírico, reflexivo, filosófico, sacro, encomiástico, obsceno. Não foi poeta épico.

- Bento Teixeira

- Pe. Antonio Vieira - Expoente máximo da Literatura Brasileira e da Literatura Portuguesa, pois durante sua estada em Portugal aderiu a temas nacionais portugueses e durante a sua permanência no Brasil, aderiu a temas nacionais brasileiros. Era prosador e não poeta, e conceptista, pois atacou o cultismo. Escreveu sermões, entre eles o Sermão da Sexagésima.

ARCADISMO

Início: Publicação deObras Poéticas, de Cláudio Manuel daCosta, obra inicial do Arcadismo brasileiro.

Contexto histórico:

A Inconfidência Mineira

A Revolução Farroupilha

A vinda da Família Real para o Brasil

Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza (locus amoenus).

Fugere urbem ("evitar a cidade", "fugir da civilização"). busca do equilíbrio e da naturalidade, no contato com a natureza.

Carpe diem ("aproveite o dia"). Consciência da fugacidade do tempo.

Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem.

Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como umpano de fundo.

Pseudônimos.

Fingimento / Artificialismo

Destacaram-se:

- Tomás Antonio Gonzaga - poeta maior do Arcadismo brasileiro com suas liras Marília de Dirceu. Pseudônimo como poeta lírico: Dirceu; pseudônimo como poeta satírico: Critilo (Cartas Chilenas). Autores épicos do Arcadismo brasileiro:

- Cláudio Manuel da Costa - Poeta lírico e épico. Seu pseudônimo é Glaudeste Satúrnio. Seus sonetos são de imitação Camoniana. Obra: Vila Rica.

- Basílio da Gama - Obra: O Uraguai.

- Santa Rita Durão - Obra: Caramuru. Obs.: O índio antes de José de Alencar aparece nos poemas épicos O Uraguai e Caramuru. Portanto, o Arcadismo preparou o Romantismo.

ERA NACIONAL ROMANTISMO

Início: publicação deSuspiros Poéticos, deGonçalves de Magalhães

Contexto histórico:

A Imprensa no Brasil

A crise do 2º Reinado

A abolição da escravidão

Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.

1ª geração romântica: 1840/50 - indianista ou nacionalista. A temática era o índio, a pátria.

Destacou-se:

- Gonçalves Dias - Obras: Canção do Exílio e I Juca Pirama.

2ª geração romântica: 1850/60 - byroniana, mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte.

Destacou-se:

Álvares de Azevedo - poeta da dúvida, tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna.

3ª geração romântica: 1860/70 - condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república.

Destacaram-se:

Poesia:

- Castro Alves - poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d'África.

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