TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição nas redes sociais

Por:   •  2/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Título: Exposição nas redes sociais.

Por:

Anna Julia Arcanjo (2001),

Bianca Moreira (2001),

Giuliana Marcondes (2001),

João Lucas (1001),

Lara Daniotti (2001),

Letícia Barcelos (2001),

Lívia Alves (2001),

Natália Barreto (2001).

Estudo do tema apresentado ao Setor Linguagens como trabalho do CapAs-2016.

Macaé – abril/2016

I – Introdução​

A tecnologia virtual propagou-se rapidamente, junto com o século XXI, resultando-se numa grande ferramenta no desenvolvimento da comunicação. Assim, uso da internet vem se tornando cada vez mais popular e necessária no cotidiando das pessoas, fazendo com que seja caracterizada como um grande fenômeno mundial da última década.

São inegáveis as facilidades e as vantagens que a internet oferece. Contudo, algumas pessoas são atraídas pelos recursos oferecidos por essa rede tecnológica, fazendo um uso excessivo de suas funções, gerando graves consequências nas vidas das pessoas que expõem exageradamente seu dia a dia, seu gosto e, até mesmo, as suas intimidades nas redes sociais, onde qualquer indivíduo tem acesso.

O trabalho tem como objetivo mostrar o que ocorre com a exposição abusiva nas redes sociais e como esse fato afeta a vida profissional, familiar e o estado psicológico do indivíduo, cujo maior vício é a internet. Desse modo, serão mostradas as causas negativas desse uso exagerado, a fim de conscientizar e alertar aos espectadores o quanto é perigoso a utilização dessa tecnologia tão explorada no século XXI.

II – Metodologia

O grupo decidiu aprofundar a pesquisa sobre exposição nas redes sociais e, através desta decisão, foram feitas pesquisas em sites, blogs, artigos e vídeos acerca do assunto, podendo coletar informações de base, para o início do Estudo do tema e o aprofundamento das ideias para o enredo do teatro.

Ao aprofundar as ideias a partir do estudo de alguns artigos e vídeos, o desenvolvimento da proposta teatral foi elaborada e com a ajuda do professor André foram feitos ajustes da parte técnica para a apresentação.

harmonizar a ideia-reescrever de outra forma

O grupo elaborou a peça teatral, expondo um caso de uma mulher de classe alta, cujo maior problema é a falta de comunicação com as filhas e o vício desenvolvido dentro da casa. Mãe solteira, Isabela, ignora os riscos da internet e se expõe indevidamente, causando problemas para vida das filhas e para seu próprio trabalho. Dessa forma, depois de todas as lições adquiridas com seu erro, no/ final uma de suas filhas descobre que existe uma lei que defende o direito à imagem na internet, levando a Isabela um conflito consigo mesma, o público então, através do uso da forma do Teatro do Oprimido, colocaria um final na história, a fim de adquirir formas concretas de resolver casos como este.

Para destacar a ideia de que essas situações ocorrem com pessoas de qualquer idade, a personagem da qual teve a internet como inimiga após suas fotos íntimas expostas, foi colocada como uma mulher adulta e mãe solteira. Desse modo, pode mostrar que as mesmas consequências que acontecem com um jovem podem sobrevir também com um adulto.

III – Procedimentos

• No dia 07/03, quinta-feira, ocorreu a formação do grupo teatral, após as explicações e os procedimentos dados pelas professoras Monique, Juliana, Dayse e Tânia. O grupo foi composto por sete membros, sendo eles: Anna Julia (2001), Bianca (2001), Giuliana (2001), João Lucas (1001), Lara Daniotti (2001), Letícia Barcelos (2001), Lívia (2001) e Natália (2001). Neste mesmo dia, foi feito um grupo de comunicação no aplicativo Whatsapp, com finalidade de surgir propostas e ideias acerca do tema e do futuro enredo.

• Ao longo da semana, o grupo levantou as primeiras ideias sobre o assunto, que se referiam ao cyberbullying, assim optaram, a princípio, iniciar o roteiro com base no que já havia discutido. Essa questão prevaleceu na primeira edição do enredo, pois chamou atenção do grupo por ser um tema presente no cotidiano de muitos adolescentes.

• No dia 16/03, quarta-feira, o grupo se reuniu com o orientador André, e repassou para o mesmo as ideias que já haviam sido discutidas para o possível roteiro.

• No dia 18/03, sexta-feira João Lucas, Lara, Leticia e Natália reuniram-se para começar a escrever o esboço do roteiro que deveria ser entregue ao professor André na proxima reunião. Os três passaram as ideias que foram conversadas entre o grupo, tendo como tema principal o cyberbullyng. (As componentes Bianca, Giuliana e Lívia tinham aula eletiva e não participaram deste encontro ).

• No dia 21/03, segunda-feira, as alunas Bianca, Leticia e Natália estudaram um pouco mais sobre o tema geral “Viver em rede: o desafio do novo século”, a fim de surgirem novas ideias para o acréscimo ao roteiro. Este esclarecimento foi dado pelo estudo através de artigos e matérias de jornais online e a mesma se aprofundou sobre os principais malefícios do uso da internet, sendo estes exemplos de: exposição na rede, o uso abusivo da tecnologia e alguns casos referentes ao cyberbullying. A princípio o primeiro roteiro baseava-se em fatos do cotidiano de qualquer adolescente, e não havia um aprofundamento específico e crítico, a partir das pesquisas o grupo baseou-se nos subtemas “exposição nas redes” e “uso excessivo da tecnologia”. De acordo com pesquisas relatadas pelo jornal O Estadão “cerca de 6% dos entrevistados já apareceram nus ou seminus em fotos na rede e o mesmo percentual já mostrou partes íntimas de seu corpo para pessoas desconhecidas por meio de webcam”.

• No mesmo dia as informações foram passadas para todos os outros componentes do grupo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com