TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festa No céu

Trabalho Escolar: Festa No céu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 3

Festa no Céu

Resumo: conta a história sobre o jabuti que queria ir a uma festa no céu. Só que a festa era só para os bichos que voavam, mas ele viu sua amiga garça na beira do rio e a convence a leva-lo para a festa, com a condição que só iria levar, mas não podia trazer. Quando eles chegaram na festa todos se impressionaram como aquele animal sem asas tinha conseguido ir à festa! E ele cantou e dançou a noite inteira! A festa durou até o sol raiar e quando acabou, o jabuti teve a ideia de se escondeu na viola do urubu. E ficou quietinha para o urubu não perceber. Mas no meio do caminho, o Urubu começou a reclamar do peso, cuspir, suar e deve até ter feito outras coisas porque, de repente ficou tudo tão fedorento que o jabuti acordou espirrando. O urubu percebeu, virou o violão e o jabuti caiu. Então ele quebrou todo o seu casco, mas Deus mandou os anjos concertarem o casco dele e por isso que ele tem esse casco tão remendado, e como castigo o urubu ficou fedorento para sempre!

Fase da narrativa:

Situação inicial – Apresenta um estado de equilíbrio ou já um problema. No conto festa no céu identificamos este momento, partindo do momento em que correr a noticia pela floresta de que vai ter uma “festa enorme! Uma festa ótima!” e que todos os bichos queriam ir.

Desenvolvimento – Representa a parte em que se desenvolve um problema. Este momento esta presente no texto a partir do momento que alguns bichos como macaco, veado, cutia, capivara, jabuti entre outros estavam reunidos na floresta e o bem-te-vi explicou que só quem sabe voar pode ir para a festa, pois a festa era no céu.

Desenlace – Pode ser feliz ou infeliz. Nesse conto o desenlace inicia-se a partir do momento que o jabuti convence a garça sua amiga a leva-lo para a festa. Contudo ela impôs a condição que só iria levar, mas não podia trazer. Até ai o desenlace é feliz, pois o jabuti alcança o seu objetivo e vai para festa com a garça. Mas quando acaba a festa as coisa mudam, porquê o jabuti não sabia como iria voltar para casa, até que teve a ideia de se esconder no violão do urubu, que no percurso descobre o jabuti e o derruba de dentro do violão. E o jabuti quebrou todo o seu casco, que teve que ser remendado depois.

Tipo: Conto populares.

• Apesar da autora ser escritura moderna ela está recontando narrativas tradicionais que ela escutava na sua infância.

Características do conto populares:

• Tem sua origem no folclore

• Narrativa curta, de um autor anónimo

• Cristalizado na tradição oral dos povos através da memória

• Função moralizadora e lúdica:

 Preencher os tempos de lazer;

 Propor aos ouvintes modelos de comportamento;

 Transmitir os valores e concepções do mundo próprio.

• Linguagem popular e familiar, com marcas de oralidade.

• A presença do maravilhoso: é característico haver dragões, fadas, feiticeiras, bruxas...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com