TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Leitura

Monografias: Importancia Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTANCIA DA LEITURA

Vivemos em um contexto social onde a leitura é uma atividade de suma importância para a convivência do ser humano, pois é através dela que podemos, enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento e dinamizar o raciocínio e a interpretação. Sabemos que muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Incentivar a leitura nas escolas tem sido um grande desafio para todos, pois este desafio é marcado pelas influencias históricas de como esta pratica foi realizada e trabalhada no contexto escolar.

De acordo com as pesquisas realizadas por Batista e Galvão (1998) os trabalhos com a leitura nas escolas baseavam-se em estudos, de forma metódica, ou seja, realizavam-se as leituras para somarem aprendizados enciclopédicos e desta forma a leitura ficava caracterizada por uma pratica apenas instrutiva, o que não contribuiu eficazmente para uma formação de leitores.

Ainda segundo os autores, este panorama começou a ter uma mudança com Monteiro Lobato, que em 1921 passou a escrever textos para serem trabalhados em escolas primárias, provocando desta forma o prazer pela leitura, estimulando os alunos a se tornarem leitores e sentirem prazer pelo ato de ler.

No entanto os caminhos que a pratica da leitura nas escolas percorreu nos mostram que esta trajetória ocupou um longo espaço, foi a partir das décadas de 50 e 60 e especificamente na década de 70 que temos um fortalecimento desta ação através de escritores que passaram a escrever e dedicarem-se a produzir textos e livros escolares que estimulassem a leitura.

Estimulados por este período outros tipos textuais como reportagens e informativos passaram a ser utilizados como materiais para leitura em sala de aula como formas de incentivos a essa pratica tão importante e necessária no nosso dia-a-dia.

No cenário educacional contemporâneo observamos várias iniciativas pedagógicas de incentivo a prática da leitura. Em seu artigo sobre leitura na escola, Lilian L. M. Silva- Professora Dra. Da faculdade Estadual e Campinas, nos apresenta um modelo denominado Biblioteca de Classe, onde acervos literários circulantes são apresentados e oferecidos aos alunos como forma de estimulo e incentivo a leitura e a partir desta prática a leitura deixa de ser vista como algo obrigatório e passa então a ser vista como uma ação complementar e de prazer no ato de ler, as obras a serem lidas são de livre escolha pelos leitores o que possibilita aos mesmos uma leitura extensiva a aprendizagem e não apenas a da aprendizagem enciclopédica.

Esta prática de leitura através da Biblioteca de Classe, é um modelo educacional de deve ser seguido e praticado em todas as salas de aula, pois promovem o incentivo a leitura de forma prazerosa e instrutiva, pois, sabemos que através da leitura rotineira os conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente.

GENEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA

Os gêneros textuais fazem parte do nosso dia a dia e foram historicamente construídos pelo ser humano a fim de atender determinadas necessidades de interação verbal.

O cotidiano jornalístico dispõe de vários gêneros, dos quais tomamos conhecimento diariamente, ora retratados oralmente, ora impressos, ou até mesmo veiculados pelo meio eletrônico. A reportagem, assim como a notícia, representa tal modalidade, cujo objetivo é proporcionar ao público leitor/expectador a interação com os fatos decorrentes da sociedade.

Podemos observar em uma revista como a “VEJA”, que nela estão inseridos vários gêneros textuais como a notícia, reportagem, crônica, carta ao leitor, etc., e dentro de cada gênero estão presentes diversas tipologias: narração, dissertação, descrição. Gêneros e tipologias textuais não subsistem isolados, nem alheios um ao outro, ambos são paralelos, os gêneros estão sempre ligados a uma esfera de produção.

A noticia: - Notícia é um substantivo feminino e tem significado de informação, conhecimento, notificação. No âmbito da imprensa quer dizer o resumo de um acontecimento ou de um assunto, o que compõe e caracteriza o perfil jornalístico da Revista Veja.

A reportagem: É um gênero de texto que transmite a informação de modo abrangente. A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo. A Manchete compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito, além disso, deve respeitar o interesse do leitor; o Lead é um pequeno resumo que aprece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor e o Corpo é o desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público alvo.

A crônica:- A crônica jornalística é um gênero textual que se caracteriza por relatar de maneira ordenada e detalhada certos fatos ou acontecimentos, é um texto de não-ficção e é escrito em um estilo adequado, de forma narrativa ela deve ser objetiva e seqüencial a fim de chamar a atenção dos leitores, expondo o tema de forma clara e objetiva, porém minuciosa e cheia de detalhes.

A carta ao leitor: é um gênero textual em que o leitor expressa opiniões a respeito do assunto, inserindo inclusive suas opiniões pessoais. Na carta ao leitor, a linguagem pode ser mais pessoal, (empregando pronomes e verbos em primeira pessoa) ou mais impessoal(empregando pronomes e verbos na 3ª. Pessoa) ou ainda pode utilizar os dois tipos de linguagem; a menor ou maior impessoalidade depende da intenção do autor: protestar, brincar ou impressionar, por exemplo.

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.

Introdução

Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia principal do texto.

Desenvolvimento

Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.

Conclusão

Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com