TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS - A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO SURDEZ

Trabalho Escolar: LIBRAS - A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO SURDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PEDAGOGIA

Libras

Língua Brasileira de Sinais e a Cultura Surda

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e produção de textos”, sob orientação do professor tutor a distância Antonio.

Sorocaba , 19 de Setembro de 2012

A inclusão escolar de alunos com surdez, os avanços e seus desafios.

A língua de sinais deve ser compreendida, como a língua materna do surdo, da mesma forma que, as línguas inglesa e francesa são consideradas as línguas maternas dos ingleses e franceses, respectivamente. E como tal, deve ser utilizada prioritariamente, no processo educacional do surdo; independente se o ambiente educacional seja a casa, a escola, a igreja entre outros espaços (Salles ET AL. 2005).

A visão médico - clinica que por muitos anos permeou a educação dos surdos, considerando – os deficientes, e como consequência a surdez era tratada como doença ou patologia que deveria ser curada, corrigida e recuperada. Essa visão se baseava na filosofia ora lista, na qual só existiria comunicação e integração entre indivíduos surdos e ouvintes, através da língua entre indivíduos surdos e ouvintes, através da língua oral; por isso aprender a falar tornou-se mais importante que apreender a ler (Salles ET AL., 2005).

È ainda Salles ET AL (2005), que mostra quanto à filosofia ora lista gerou através educacionais.

“Muitos surdos hoje em dia são iletrados funcionais”. Varias pesquisas realizadas em épocas diferentes demonstram que através do oral ismo a maioria dos surdos não obteve sucesso educacional esperado, pois apresentavam uma leitura deficitária. Segundo Gesse (2009), o que compromete o desenvolvimento do surdo, tornando – o um individuo solitário em alguns casos com comprometimento da sua capacidade mental e a falta de acesso a uma língua que estimule as habilidades linguísticas e cognitivas. Quando o surdo tem acesso e orientações e informações através da língua de sinais essas situações não ocorrem ou são atenuadas.

Góes (1996 apud Jessé, 2009), afirma que “o funcionamento da esfera cognitiva; linguística e afetiva no individuo surdo se desenvolve a partir do acesso a uma língua que não depende do recurso da audição...”. Sendo assim, torna-se visível que a não aquisição da língua de sinais como primeira língua pode gerar barreiras educacionais e sociais, na vida do surdo.

Souza (1997) mostra que a educação de alunos com surdez, bem como, portadores de outras deficiências, está amparada por leis federais e leis estaduais, a exemplo temos a lei nº 5.955 de 26/03/1996, que dispõe sobre o ensino para os deficientes auditivos e sensoriais, no seu Art. 2° vem garantir escolas oficiais para deficientes auditivos e outras deficiências, por regiões estaduais. As conquistas garantidas por lei aos surdos tornaram-se benefícios para as pessoas que alguma forma trabalha como interprete, mas as leis deixam clara a importância da qualificação que esse profissional deve ter. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por exemplo, afirma que para atender a clientela da educação especial, a unidade de ensino deverá ter “profissionais com especialização a decoada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educando na classe comum” (Souza, 1997). As instituições de ensino devem viabilizar o acesso aos diversos espaços escolares, adquirindo recursos pedagógicos específicos, de forma a favorecer a aprendizagem e a valorização das diferenças e atender as necessidades educacionais de cada aprendiz.

As mudanças estão chegando conquistadas através de leis: que oficializaram a LIBRAS como 1° língua dos surdos, a criação da profissão de interprete, a inclusão das LIBRAS em alguns currículos da graduação (Jessé, 2009). Cabe, agora, ao surdo buscar uma melhor escolarização, e ocupar seu espaço na sociedade e de forma a minimizar a distância entre o que está proposto em leis e a realidade vivenciada.

A importância dos profissionais da área da Educação em organizar seu trabalho pedagógico em prol da educação inclusiva, preparando-se para receber no ensino regular crianças portadoras de surdez é uma das diretrizes fundamentais da política de inclusão e integração. “o termo Integração é interpretado como sendo um processo ativo de participação das pessoas, ao legitimar sua interação em grupos sociais, o que implica em reciprocidade” (SCHNEIDER, 2006, p.56).

Dessa forma, é preciso saber: O professor incentiva a construção do conhecimento através da interação com os alunos surdos e ouvintes? Mediante essa indagação, é possível aferir que essa integração possibilita a construção de processos linguísticos que sejam adequados, ao aprendizado de conteúdos e uso social da leitura e da escrita, assim como a socialização entre professor e aluno.

Mas quais estratégias possíveis a serem utilizadas pelo professor, na escola, desde a condução e motivação no processo de ensino-aprendizagem?

Estudar a inclusão do aluno surdo no ensino regular, e de forma específica analisar o seu desenvolvimento enquanto partícipe de um contexto sociocultural.

A fundamentação teórica permitiu a constatação, de que a inclusão representa um desafio para as escolas e para os professores que precisam se aperfeiçoar mediante esse processo, por isso acredita-se ser necessária a efetivação das políticas existentes, ressaltando que a inclusão do surdo só será possível quando observadas suas necessidades especiais.

“Sou professora de uma sala de aula regular que tem um aluno surdo/deficiente auditivo usuário de Libras, onde a aula de hoje será com o intuito de aperfeiçoar e verificar a leitura das crianças de modo interativa para que todos se sintam a vontade e interessados na aula para que não fiquem intediados ou intimidados .’’

Como criar as cartelas:

As palavras são selecionadas de acordo com o conteúdo, ou texto que esteja sendo estudado.

É necessário cinco ou mais modelos de cartelas, com a ordem das palavras diferentes.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com