TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Boliviana

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Boliviana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Contos e literatura da bolivia

Contos:

A avó grilo

Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. A história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar.

A Lenda do Urutau (Mãe-da-lua)

Conta uma famosa lenda boliviana, que na densa mata habitava a bela filha do cacique de certa tribo, enamorada por um jovem guerreiro da mesma tribo, a quem amava profundamente. Amava e era amada. Ao saber do romance, o pai da menina, enfurecido pelo ciúmes, usou suas artes mágicas e tomou a decisão de acabar com o namoro da maneira mais trágica: matar o pretendente. Ao sentir o desaparecimento de seu amado, a jovem índia entrou na selva para procurá-lo. Enorme foi sua surpresa ao perceber o terrível fato. Em estado de choque, voltou para casa e ameaçou contar tudo à comunidade. O velho pai, furioso, a transformou em uma ave noturna para que ninguém soubesse do acontecido. Porém, a voz da menina passou à ave. Por isso, durante as noites, ela sempre chora a morte de seu amado com um canto triste e melancólico.

Literatura:

A literatura boliviana pode ser dividida em quatro períodos principais:

Período Pré-colonial que aborda a literatura Inca; Período Colonial, que começa em 1492 e termina em 1825, que é subdividido em durante Colonial Literatura e Literatura da Revolução Americana e início da República; Era republicana, desde a independência de 1825-1899; e do período de 1900 até hoje.

Etapa pré-colonial:

Literatura Quechua há apenas belas canções e lendas orais, poemas, hinos e contos heróicos.

A poesia lírica dos quechuas foi acompanhado por música, o que significa dizer que ela foi cantada. A preocupação dos seus sacerdotes e poetas se destina a homenagear os deuses, ele cantou no plantio, na paz e na guerra, e seca no festival anual.

Etapa colonial:

O cultivo do vernáculo foi uma das ações mais sugestivos pedagogia intencional e interessante realizados Espanha nas colônias do Alto e Baixo Peru. Observaremos os estudos sobre a língua aimará.

O Inca Garcilaso de la Vega escreveu a peça, "The Royal Comentários", que evoca a raça indígena dominada pelo conquistador e destaca o amor e orgulho como sinais vitais da cidade. A primeira parte deste trabalho notável em 1609, ea segunda aparece em 1616.

Sobre a língua Quechua, de acordo com o bispo de la Plata, Fray Domingo Santo Tomas fez o livro mais antigo é conhecido sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com