TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Pesquisas Acadêmicas: Memorial De Formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ROSIMAR MORO

DIVERSIDADE

A DIVERSIDADE E O INDIVÍDUO

Alta Floresta

2013

ROSIMAR MORO

DIVERSIDADE

A DIVERSIDADE E O INDIVÍDUO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Márcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.

Tutora de sala: Janaina Oliveira de Paula.

Alta Floresta

2013

INTRODUÇÃO

A diversidade está presente em tudo o que olhamos e fazemos, em nosso dia-a-dia, seja em qualquer lugar, sempre temos a oportunidade de encontrar pessoas diferentes, com modos e culturas diferentes. Este trabalho, elaborado para a conclusão de semestre do curso de Pedagogia, irá tratar exatamente deste aspecto: a presença da diversidade em nosso dia-a-dia, e como o ser humano lida com ela no seu cotidiano.

O trabalho será estruturado da seguinte maneira: capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e referência bibliográfica. Na introdução será feito um breve resumo da exposição do trabalho; no desenvolvimento, haverá a colocação de todo o estudo feito sobre o tema, de maneira adequada, sendo abordados os objetivos de sua elaboração; finalizando, na conclusão serão expostos os conhecimentos aprendidos, assim como os resultados dos objetivos propostos no desenvolvimento deste. Por último, são colocados, para referência, os textos e autores usados como base para estruturação do trabalho.

Diversidade e o indivíduo como ser único.

Diversidade é o fator capaz de nos tornar seres únicos, e que possibilita sermos distinguidos por nossa história, nossa cultura e o nosso modo de vida. São vários os modos que podem nos ajudar a perceber a existência dessas diferenças, como por exemplo, um olhar, algum gesto ou uma conversa curta, que permitem que notemos todas as características daquela pessoa, e que podem definir as diversidades existentes naquele meio.

Não é apenas um aspecto que define e que caracteriza a diversidade, uma vez que é formada por um conjunto de características diferentes, que são classificadas de acordo com seu perfil. Não podemos, portanto, classificá-la como uma apenas, pois cada pessoa possui sua própria diversidade, de acordo com sua história de vida. Na elaboração deste trabalho são abordadas as diversidades culturais, históricas e lingüísticas, definindo e classificando cada uma.

1- Diversidade Cultural:

(Retirado de: http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/diversidade-cultural-e-educacao/).

O que vemos na imagem colocada acima? Muitas pessoas, cada uma representando sua cultura de origem. Como podemos saber disto? Através das roupas que cada uma está vestindo no momento, que são típicas da cultura delas, e que representam sua origem e sua cultura.

A Diversidade Cultural está relacionada ao modo de vida de determinada localidade, e cada qual apresenta um estilo diferente dos outros, no qual estão integradas também a música, a dança, a comida e a educação do lugar, entre outros, que mostram as características de sua população.

“A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também faz com que existam variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções.”

(Retirado de: http://www.guiadasdicas.com/2010/02/o-que-e-diversidade-cultural.html).

Como citado no texto acima, a cultura de um povo é a forma de ele se expressar, de conviver com as demais culturas existentes pelo mundo, e de agir nas mais diferentes situações do cotidiano. Através de sua diversidade, o povo pode demonstrar a sua singularidade, de ser conhecida por suas características, e de ser reconhecida como única no meio das demais culturas mundiais.

2- Diversidade Histórica:

Cada pessoa apresenta uma história diferente, uma descendência diferente de outros. Europeus, asiáticos, africanos e mulçumanos, todos são seres humanos iguais, porém pertencentes a localizações diferentes do mundo, e como tal apresentam características próprias a sua região de origem, pois receberam educação e conhecimento pertencentes àquela cultura.

Na imagem abaixo podem ser observadas pessoas de locais diferentes, de educação diferente, e que se encontram juntas no mesmo local. Isso mostra que somos capazes de vivermos juntos, e de transmitirmos nossos conhecimentos uns aos outros, de forma pacífica e com vantagens a ambos os lados, pois podemos ensinar aos outros a respeito de nossa história, e sobre a história de nossa região, e podemos igualmente aprender a respeito de diferentes localidades.

(Retirado de: http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/diversidade-cultural-e-educacao/).

“Existe certo, uma identidade humana, mas esta identidade é sempre diversificada segundo os modos de existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com