TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missan Do Galo

Artigos Científicos: Missan Do Galo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.

Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele, por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata, mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece entre eles. Nogueira então volta para Mangaratiba para retornar apenas em Março do ano que vem. Ele conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. PARTES DA OBRA

Pode-se dividir a obra em três partes: o prólogo, a história propriamente dita e o epílogo.

O prólogo é a parte na qual há uma introdução geral do momento em que se passa a história, do local e dos personagens e suas histórias/características, ele é delimitado pelo fim da descrição da personagem Conceição, com a seguinte frase: “Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar”.

O desenvolvimento propriamente dito é delimitado pelo momento do conto no qual Nogueira começa a relatar como foi o tempo que passou esperando para que seu amigo levasse-o para a missa do galo. Nesta parte, Nogueira conta que o escrivão foi ao teatro (trair sua esposa, segundo o livro) em plena noite de natal e que ele ficou conversando com a mulher do escrivão, Conceição, até a hora de seu amigo chamá-lo para assistir a missa e este ir embora para a mesma.

No final, há o epílogo, caracterizado pelo desfecho da história. Esta parte é delimitada pelo momento no qual Nogueira vai à missa e Conceição volta para cama até o fim do conto, nesta pequena parte do conto, é dito que Conceição não se interessara em ouvir sobre como foi à missa a qual Nogueira foi e que esta se comportava normalmente, como se não se lembrasse da conversa que teve com Nogueira, antes deste ir à missa. Neste conto, é relatado que Nogueira volta para Mangaratiba no ano novo para apenas retornar ao Rio de Janeiro em março e descobrir que o escrivão havia morrido de apoplexia e que Conceição casara-se com o escrevente juramentado do marido e morava no Engenho Novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com