TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Mónos

Resenha: Monografia Mónos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

A monografia

Além de atividades de leitura e interpretação, na universidade também temos de produzir textos específicos, como a resenha e o resumo, estudados na aula anterior. Há um gênero específico para relatar nossas reflexões a respeito de um determinado assunto de forma mais elaborada e completa: a monografia, também conhecida como Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, no final dos cursos na universidade.

Mónos quer dizer um só e graphein, escrever; ou seja, monografia é a dissertação a respeito de um assunto único. É o tratamento escrito aprofundado de um tema, inserido em determinada área, científica ou não, de maneira descritiva e analítica, em que a reflexão é a tônica. Apresenta formato pré-definido e normalmente se organiza de uma das seguintes formas:

- revisão bibliográfica abrangente de um determinado assunto;

- revisão bibliográfica, complementada por um estudo de caso da aplicabilidade de uma técnica ou abordagem estudada;

- revisão bibliográfica associada à investigação de formas de solução de um determinado problema.

Primeiro deve-se escolher o assunto (leitura; escrita; tradução, por exemplo), selecionado dentro das matérias que mais lhe interessaram durante o curso e que atendam às inclinações e às possibilidades de seu autor. Em seguida, delimita-se o tema, portanto, será escolhido de acordo com suas tendências e aptidões, isto é, dentro do assunto, que recorte do objeto de estudo será feito? O que, por exemplo, da tradução será estudado? Ou da leitura? Ou da escrita?

Tendo definido o tema, deve-se partir para a fase de pesquisa bibliográfica das obras mais importantes da área em que a pesquisa se insere. Além de pesquisar em livros, revistas, artigos, trabalhos científicos, pode-se também lançar mão de periódicos eletrônicos tais como www.periodicos.capes.gov.br, www.dominiopublico.gov.br, www.scielo.br, www.revistapesquisa.fapesp.br, dentre outros. Essa etapa é a parte fundamental da monografia, pois você irá compilar todo o material que lhe fornecerá não só a fundamentação teórica, como também, a solução do problema estudado. Daí a importância de uma revisão bibliográfica.

Não é necessário também que uma monografia apresente resultados inéditos. Ela deve ser escrita apenas por uma pessoa, não admitindo mais de um autor. O texto monográfico deve proporcionar ao leitor uma fonte de estudo em um assunto, fornecendo desde os conceitos fundamentais da área até uma visão mais aprofundada dos conteúdos que a compõem. A exposição das idéias deve ser clara, concisa, objetiva, condizente com a redação científica, sem opiniões pessoais ou juízos de valor sem fundamentação. Evite períodos extensos e tome cuidado com o vocabulário técnico, para que seu texto não fique muito impenetrável ou pouco compreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com