TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 14

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um relatório sobre as atividades de estágio desempenhadas na escola de referencia em ensino médio da rede estadual de ensino. Justifica-se o trabalho de pesquisa pela necessidade de cumprir o estágio supervisionado III no Curso de licenciatura em matemática.

Para o desenvolvimento do estágio as contribuições para formação dos graduandos e de grande importância, pois no estágio supervisionado III temos o contato direto com a gestão, podendo trabalhar justamente com a realidade do (a) gestor (a) escolar, podendo analisar e observar sua prática e sua realidade vivenciada no dia a dia.

O estágio curricular surge com objetivo de fazer com que o discente tenha uma visão de como trabalhar na gestão escolar, observando os pontos positivos e negativos, e de como ter uma boa postura de gestor (a), fazendo com que a comunidade esteja sempre presente no ambiente escolar.

A metodologia utilizada foi à observação do modo de trabalho e a conversação sobre os ideais de uma boa gestão tanto para secretários como para professores, e conversação com o gestor sobre fatores relevantes trazidos pelos funcionários e alunos.

O presente relatório esta organizado em tópicos, sendo o primeiro esta introdução e o ultimo as considerações finais. O desenvolvimento traz referenciais teóricos que falam sobre o mesmo e algumas analises sobre a escola e a gestão, e o detalhamento do estagio.

  1. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

               A Escola de Referência em Ensino. Faz parte do Programa de Educação Integral, oferecendo a sua clientela o Ensino Médio em Jornada Semi-integral, composta por 442 (quatrocentos e quarenta e quatro) alunos provenientes da zona urbana como também da zona rural do município.

OBJETIVO E MISSÃO DA ESCOLA

  • OBJETIVO:

Promover políticas educacionais voltadas à construção de conhecimentos pautados na discussão e ousar em decisões de forma positiva à satisfação do estudante e do profissional da educação no âmbito do município.

  • MISSÃO:

Garantir um ensinamento de qualidade, através de ações efetivas, éticas e inovadoras, assegurando o atendimento às necessidades e expectativas de nossas comunidades.

ESTRUTURA:

A escola possui uma excelente estrutura física com salas amplas para comportar os alunos, Acerca de 35 alunos por sala. A escola possui laboratórios de química e física que dão um ótimo suporte nas aulas das disciplinas no que se refere à parte prática. Há também um laboratório de informática com acesso à internet onde os alunos podem utilizar para fazer seus trabalhos escolares. Não há laboratório de matemática na escola.

A biblioteca da escola possui um bom acervo de livros que os alunos têm acesso e utilizam para melhorar a qualidade do ensino. O espaço para estudo dentro da biblioteca comporta uma média de 30 alunos.

A escola dá suporte ao aluno e também ao professor para que ele possa desenvolver seu papel como formador de cidadãos. A escola disponibiliza ao professor recursos para melhorar a qualidade da aula como microfone, data show, computadores com acesso à internet na sala dos professores, copiadora, impressora tudo para facilitar o trabalho do professor.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O que é gestão participativa? Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente (LIBÂNEO, J. C. O sistema de organização e gestão de organização da escola- teoria e pratica. Edição 4. Goiânia. Alternativa, 2001.). Ao se referir às escolas e sistemas de ensino, o conceito de gestão participativa envolve, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer outro representante da comunidade que esteja interessado na escola e na melhoria do processo pedagógico.

Nesse sentido a gestão escolar participativa é fundamental para a melhoria a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade, aumentar o profissionalismo dos professores, combater o isolamento físico, administrativo e profissional dos gestores e professores, motivar o apoio das comunidades escolar e local às escolas, desenvolver objetivos comuns na comunidade escolar.

Nesta mesma concepção de gestão escolar têm-se os que refletem em diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social.

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. A participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade, e propicia um clima de trabalho favorável a maior aproximação entre professores, alunos e pais, pois segundo LUCK “a qualidade da educação e resultado de um conjunto de fatores internos e externos a escola”. Nas empresas, a participação nas decisões é quase sempre estratégia que visa à busca de aumento de produtividade. Nas escolas, também se buscam bons resultados, mas há nelas um sentido mais forte de prática da democracia, de experimentação de formas não autoritárias de exercício do poder, de oportunidade ao grupo de profissionais para intervir nas decisões da organização e defini coletivamente o rumo dos trabalhos.

O funcionamento da escola e, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção e de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. É preciso estar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais. Dessa forma, uma escola bem organizada administra com eficiência seus recursos materiais e financeiros, assim como o trabalho de seu pessoal, e emprega processos e procedimentos de gestão, propiciando as condições favoráveis às atividades de ensino e aprendizagem. De acordo com LUCK deve existir uma articulação de todos os componentes que interferem na realização de trabalho educacional, fazendo com que a gestão seja dada da realização da articulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (349.7 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com