TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais elementos da estrutura das frases

Tese: Os principais elementos da estrutura das frases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  4.766 Palavras (20 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

O presente apresenta um estudo das etapas finais das atividades práticas supervisionadas da disciplina de Linguagem e Argumentação Jurídica, sendo produzida e apresentada pelo grupo no segundo bimestre do curso de Direito.

Nesta segunda parte foi possível analisar e estudar mais afundo todas as características de um texto argumentativo, além de trazer mais conhecimento sobre a prática jurídica.

Alguns temas foram extremamente debatidos em sala de aula e em grupo, nos fazendo conhecer mais afundo sobre assuntos presentes na mídia e, que muitas vezes, não damos a devida atenção. O grupo como um todo, ainda buscou uma opinião concisa e em comum, já que no trabalho consta o conceito de todos, mas em um texto único.

Mais uma vez, as atividades realizadas dentro da Universidade foram de suma importância para o enriquecimento do trabalho, pois na hora de fazer o trabalho em sim, já possuíamos uma familiaridade com o assunto.

O trabalho, juntando todas as etapas aparece como uma grande oportunidade de apresentar e expressar a opinião de cada um dos alunos e do grupo, além de nos enriquecer desde já na profissão.

4

1. Etapa 2 – Elementos básicos da estrutura frasal: texto, contexto, intertexto, coesão e coerência.

Passo 1 (Equipe)

Fazer breve pesquisa sobre os pensadores mencionados no texto abaixo indicado:

 YABIKU, Roger Moko. Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os sofistas. Jus Navegandi, Teresina, ano 16, n. 3104, 31 dez. 20011.

Passo 2 (Equipe)

Identificar e elencar os vocábulos jurídicos do texto.

Passo 3 (Equipe)

Analisar os elementos básicos da estrutura frasal do texto.

Passo 4 (Equipe)

Fazer um breve resumo conclusivo do texto.

5

Pensadores mencionados no texto

Protágoras: Nasceu em Abdera em 480 a. C e morreu na Silícia em 410 a. C. Foi um sofista da Grécia antiga. Viajou por toda a Grécia, ensinando na sua cidade Natal, na Magna Grécia e em Atenas onde teve um grande momento, sobretudo entre os jovens. Acusado de ateísmo, Protágoras teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado, e parte de sua obra foi queimada em praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com 70 anos (por volta de 410 a.C.), dos quais 40 dedicados à sua profissão.

A base da filosofia de Protágoras está na frase: "O Homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são." Para ele, medida significava juízo e as coisas são os fatos e as experiências das pessoas. Tinha por objetivo negar um critério absoluto para distinguir o “ser” do “não ser”. O critério para a diferenciação torna-se o homem, cada homem.

Protágoras ensinava também técnicas e métodos para tornar um argumento fraco em um argumento forte. Ele ensinava a aptidão de fazer sobressair um ponto de vista sobre um ponto de vista contrário. Os homens tem em si a faculdade de julgar com justiça, a função do sofista é fazer com que eles expressem essa capacidade.

Mostrava-se agnóstico nas suas crenças, pois o divino vai além da capacidade humana de compreensão dessa experiência sendo o homem limitado em seu saber. Para ele era possível criarmos argumentos tanto a favor como contra a existência dos deuses

Trasímaco: Nasceu em Calcedônia na Bitínia em 459 a.C. Exercia a profissão de advogado em Atenas e reivindicava o título de sofista. Foi personagem do diálogo platônico A República, sendo o principal interlocutor de Sócrates.

Aparece como um diálogo da última fase de Platão, onde o pensamento de que já separada de seu mestre, Sócrates. Argumenta que a justiça foi exatamente o que a vantagem ou mais forte e foi obedecido.

Trasímaco defendia, entre outras ideias, que o "direito" (a execução) é, na verdade, uma imposição dos governantes, tendo em vista a sua própria conveniência. Negar a concepção transcendente da justiça. Acreditava que este é o meio pelo qual o patrão usa para sair do que é devido. Na concepção antropológica de Trasímaco, o

6

homem é retratado como essencialmente egoísta, possuído por uma sede de poder. Ele admitia que há pessoas apenas passivamente submetidos a interesses externos, mas considera os perdedores perenes de todas as interações humanas.

Sócrates: Nasceu em Atenas provavelmente em 470 a. C e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia antiga. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade começa a atrair a atenção da juventude ateniense. Foi preso sob a acusação de corromper a juventude e promover mudanças na religião grega.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Porém, Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

Platão: Filósofo grego da antiguidade, um dos pensadores mais influentes que já existiu. Nasceu em 427 a. C. e morreu em 347 a.C. Veio de ambiente aristocrático, passou vários anos como membro do círculo socrático.

É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com