TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Tese: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

• Público Alvo:

A regência será para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, a sala de aula é composta por 31 alunos.

•Perfil da Classe:

A turma é composta por 31 alunos sendo 10 meninos e 11 meninas, que se organizam sentados em fileiras em dupla. Alguns alunos são agitados e as atividades propostas precisam ter movimento entre eles, pois não conseguem ficar por muito tempo sentados. O aprendizado da turma tem sido significativo, surgem algumas dúvidas no decorrer das aulas, porém sempre ao final de cada aula um tempo é reservado para tirar as dúvidas, onde todos de forma organizada participam. Os pais dos alunos sempre que necessário participam das reuniões escolares e respondem aos bilhetes enviados no caderno dos alunos quando alguma observação precisa ser passada ou alguma situação em sala precisa de uma atenção maior dos pais.

•Tempo previsto para o desenvolvimento da aula:

A duração da aula será de 5 horas.

• Tema aula:

O que é um prato bem feito?

• Justificativa:

Para manter o funcionamento de seu organismo, todo ser vivo precisa de um ambiente para viver, respirar e se alimentar. E o que parecia ser trivial para a existência humana tem se tornado um problema. Comer é fundamental para a sobrevivência. E comer bem e corretamente é essencial para uma boa qualidade de vida. Quantas vezes nós negligenciamos os conselhos de nossos pais e avós sobre comermos mais frutas e verduras? Ainda hoje, no século 21, as crianças têm dificuldade em comer esses gêneros alimentícios, enquanto batata frita, salgadinhos, doces e chocolates são campeões de preferência. A gordura, apesar de prejudicial à saúde, é prazerosa ao paladar. Um bom pão na chapa faz a alegria de milhões de brasileiros todas as manhãs. Um chocolate depois do almoço, então, faz maravilhas. Onde está o problema? Na falta de conscientização sobre o que é uma alimentação saudável.

• Área vinculada ao tema:

Ciências

• Objetivos pretendidos:

Ao final desta aula os alunos estarão aptos á:

- Identificar como manter um bom funcionamento do organismo

- Saber suas responsabilidades em um grupo de trabalho.

- Identificar nutrientes.

- Proporcionar critérios para a montagem de um prato saudável

• Conteúdo:

Classe e ordem dos números: unidade e dezena

• Situação didática:

Questione os alunos sobre o que eles já sabem a respeito dos nutrientes. Ao longo da conversa, ajude-os a estabelecer a diferença entre nutrientes e alimentos. Comente ainda o fato de que, em geral, as pessoas pautam suas refeições pelos alimentos e não pelos nutrientes. Em seguida, apresente o Índice de Massa Corporal (IMC), contando que ele é usado como um dos principais indicadores de obesidade e é obtido por meio da divisão do peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado. Peça que os alunos acessem esses links, calculem o IMC uns dos outros e conversem sobre os resultados.

Em seguida, apresente um esquema com os alimentos que precisam ser consumidos em maiores e menores quantidades. Neste momento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com