TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educação Também é Diversão

Por:   •  14/10/2016  •  Ensaio  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Projeto Educação também é diversão

Título do Projeto: Educação também é diversão

Duração: Ano letivo de 2016

Público Alvo: Alunos do Fundamental I

Sumário:

1 – INTRODUÇÃO

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como intuito ajudar no desenvolvimento da criança, e construção do conhecimento.

Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação com seus colegas, proporcionando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos/brincadeiras a criança aprende a interagir, pensar e etc.

Brincadeira e jogos são ferramentas que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.

Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

2 – JUSTIFICATIVA

Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos dizer que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare que indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, gerar alegria, prazer ou brincar.

No entanto, em nossa escola existe a preocupação com a maneira como os alunos têm ocupado o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que possibilite a eles aprendizagem e diversão, elaborou-se então, o projeto Educação Também é Diversão com diversas atividades para realizar durante o intervalo.                                                                            A ideia surgiu a partir da necessidade de entreter as crianças com o intuito de tomar o espaço-tempo (no decorrer do recreio) ordenado por meio de jogos e brincadeiras, contando com a participação e organização da coordenação, monitores, demais funcionários envolvidos e alunos. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, jogo da velha, cantigas de roda, bambolê, entre outras. Devido a isso passará a existir maior harmonia e respeito entre os colegas, pois as energias antes desperdiçadas em ‘’brigas’’ e correrias passarão a ser direcionadas para os jogos e as brincadeiras que farão parte do recreio.

Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem e alimentação, onde novas significações estão sendo constantemente construídas, desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.

3 – OBJETIVOS

3.1 - OBJETIVOS GERAIS

∙ Inserir o lúdico (Brincar / Jogar) para que haja momento de satisfação e interação entre os educandos na hora do recreio proporcionando aos alunos a aprendizagem de um jeito diferente e a convivência com brincadeiras organizadas e evitando o risco de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com