TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Meio Ambiente

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PROJETO COLETA SELETIVA

Docente: Alexandra

Alunos: Arnon Tavares

          Clécio Francisco

          Gilson Freitas

          Sheila Mariano

          Sulamita Rodrigues

          Taiana Corrêa

          Valmir Pimentel

Introdução

Nos tempos atuais com o grande crescimento da população e de indústrias, somos os principais geradores de lixos diariamente. Devido a esse grande volume de lixo os aterros sanitários já não estão dando conta dos mesmos, surgindo assim ilegalmente lixões pelas grandes cidades, sem nenhum tipo de tratamento. Dentre esses “lixos”, existem materiais que podem ser transformados em matéria prima para novos produtos, tais como: sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, latas, garrafas, embalagens e outros tipos de matérias que demoram a se decompor na natureza. (Verificar se necessita inserir a fonte aqui)

Cada brasileiro gera em média, ¹/² Kg de lixo por dia (dependendo da região e do poder aquisitivo pode chegar a 1kg). Além da extinção de recursos naturais, essa realidade faz com que os locais para disposição de todo esse material seja esgotado rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para redução da quantidade enviada para os aterros sanitários ou lixões.

A implantação da coleta seletiva de lixo é uma das soluções para minimizar o problema dos resíduos urbanos. Além de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, a coleta seletiva reduz o volume de materiais destinados aos aterros sanitários ou lixões e proporciona economia de recursos naturais como petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço, água e energia. E quando existe uma usina de triagem e compostagem de lixo, o material que chega mais limpo para ser processado favorece o funcionamento dessa usina e o escoamento dos recicláveis. A coleta seletiva também é uma opção de renda para muitas pessoas, pela comercialização do material.

Define ainda Coleta seletiva de resíduo como um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros e metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento-enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos as industriais recicladoras, que os transformam em novos materiais. A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem é necessário trabalhar a comunidade com os princípios da Coleta Seletiva de lixo.  (Citação: Plano de Gestão Integrada de Coleta Seletiva do Governo de Minas Gerais)

Identificação do Empreendimento

A UCTransportes Ltda que está localizada em São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, atua há 50 anos neste segmento com o objetivo de contribuir com o deslocamento de seus clientes (aproximadamente 1,8 milhões de pessoas/mês).

A empresa possui uma frota de 150 veículos e conta com 600 colaboradores, sendo: 60 na administração, 120 na manutenção e 420 na operação. A garagem tem aproximadamente 56.052,00 m² de área total, apresentando taxa de ocupação do terreno de 18%, de acordo com o código de obras da Prefeitura Municipal.

A UCTransporte está pautada no tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) e vem se destacando em diversos processos de premiação, que avaliavam a evolução do seu sistema de gestão. Em 2010, a empresa definiu como estratégia estar entre as melhores empresas para se trabalhar e para isso continua investindo maciçamente em ações que possam proporcionar aos colaboradores o melhor ambiente de trabalho e melhores oportunidades de crescimento profissional. Como meta para 2014, a organização manteve sua visão de futuro de estar entre as melhores empresas até 2018 e definiu outro importante passo, a busca pela certificação ISO 14001.

Justificativa

Nos dias de hoje, a UCTransportes gera aproximadamente 13 toneladas por ano de papel (misto, branco e papelão), plástico, vidro e metal (sucata ferrosa e metálica), esses resíduos decorrem das atividades da empresa e ficam depositados diretamente no solo, sem nenhuma segregação e expostos ao tempo.

O que evidencia essa afirmativa são os documentos e indicadores levantados pela área ambiental, onde são registrados no relatório mensal de geração de resíduos: (trazer informação do anexo).

  1. Relatório mensal de geração de resíduos (Anexo 1)

[pic 2]

Objetivo Geral

  • Implementar e desenvolver a coleta seletiva.

Objetivos Específicos

  • Adequar a infraestrutura da empresa para a coleta seletiva;
  • Adequar a infraestrutura da empresa para realizar a coleta seletiva dos seguintes matérias: papel, plástico e papelão.( não sei se é só isso, e o projeto ate agora não diz quais resíduos serão segregados)
  • Conscientizar e capacitar colaboradores da organização quanto a necessidade segregação dos resíduos;
  • Incentiva a reciclagem;
  • Otimizar o espaço utilizado com o “lixo”;
  • Otimizar e adequar a área que será utilizada para o armazenamento do “lixo”

Material a ser trabalhado:

Papeis Recicláveis:Jornais e Revistas, Listas Telefônicas, Papel Sulfite/Rascunho,

Papel de Fax, Formulários de Computador. Caixas em Geral (ondulado), Aparas de Papel, Fotocópias,• Envelopes, Rascunhos• Cartazes Velhos

Plásticos Recicláveis:Copos, Garrafas, Sacos/Sacolas, Frascos de produtos, Tampas, Potes, Canos e Tubos de PVC, Embalagens Pet (Refrigerantes, Suco,

  • Precisamos criar tópico para justificar a Manutenção e o Planejamento na Metodologia.

Metodologia

O projeto será dividido em três etapas: planejamento, implantação e manutenção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com