TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA E CELULAS EUCARIOTICAS ANIMAL E VEGETAL

Por:   •  6/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA

CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ COORDENAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES - CCS

CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

MARIA ANDRESA DE SOUSA BARROSO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA E CELULAS EUCARIOTICAS ANIMAL E VEGETAL

São Luís 2022

MARIA ANDRESA DE SOUSA BARROSO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA E CELULAS EUCARIOTICAS ANIMAL E VEGETAL

Relatório apresentado ao Curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão como requisito para obtenção de nota nas disciplinas de Biologia Geral.

Orientador(a): Kleydejany Lima L. de Oliveira.

São Luís 2022

SUMÁRIO

  1. BIOLOGIA GERAL        4
  2. AULA PRATICA 1- INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA        5
  1. Objetivos        5
  2. Parte Experimental        5
  1. AULA PRATICA 2- CELULA EUCARIOTICA ANIMAL        8
  1. Objetivos        '8
  2. Parte Experimental        8
  1. AULA PRATICA 3- CELULA EUCARIOTICA VEGETAL        10
  1. Objetivos        10
  2. Parte Experimental        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6) REFERÊNCIAS        15

1 BIOLOGIA GERAL

“A biologia é o estudo da vida”, diz Chamary (2019), mas antes para entender os principais conceitos da biologia, é necessário primeiro entender o que significa de fato a vida. Se procuramos em um dicionário por exemplo seu significado será definido como seres vivos (ou melhor dizendo, vida) assim como os animais, vegetais e organismos são denominados, vida! (CHAMARY, 2019). Existem duas formas de explicar o que poder ser vida, seria o que ela tem tendo como exemplo, as células e o que ela gera, ou seja, seu método de reprodução (CHAMARY, 2019).

Alguns autores afirmam que a biologia é uma ciência, porém várias dúvidas foram levantadas em relação a essa afirmação, pois existem várias definições quando se trata de ciência. Um conceito que poderia definir a ciência de forma integral e pragmática seria “Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceituação”. Ao dizer que a biologia é a ciência das exceções pode ajudar esclarecer por que é tão difícil de se definir o que é a vida (MAYR, 2011).

Ainda que haja um grande conhecimento sobre a biologia e a vida na terra, ainda há muitos mistérios. Um exemplo seria, como ocorre o processo de florescimento das plantas? Fazer questionamentos relacionados aos organismos que vivem no planeta e tentar buscar essas respostas através de pesquisas é o papel central da biologia. Diariamente ocorrem novas descobertas biológicas, a biologia de um modo geral é um tema de grande abrangência (REECE et al.., 2015).

  1. AULA PRATICA 1- INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA

Segundo Mannheimer (2002) “A história do microscópio é a história da humanidade procurando entender e aperfeiçoar a visão”. A teoria da visão foi uma das primeiras teorias da luz que surgiram na antiguidade. Na qual duas vertentes procuravam meios que pudessem explicar a percepção visual: Onde na teoria “táctil”, o olho conseguiria emitir um tipo de sensor que seria refletido pelo objeto; de forma alternada, acreditava-se que o objeto poderia emitir alguma coisa (MANNHEIMER, 2022).

Supostamente pelos anos 1600 surgiram os primeiros microscópios óticos, entretanto não se sabe ao certo quem foi o inventor que construiu o primeiro. Sua criação é conferida a vários autores, como por exemplo Galileo Galilei, Zacharias Janssen, entre outros, porém Anton van Leeuwenhoek ganha maior destaque (MOREIRA, 2013)

Nos últimos séculos a evolução e aprimoramento da microscopia eletrónica mantem- se profundamente relacionada a evolução avistada pela biologia. Na qual o microscópio eletrónico proporcionou uma visualização mais detalhada das estruturas das células ainda inexploradas. Em decorrência dessas novas descobertas, o entendimento em relação ao arranjo dos tecidos animais e vegetais foram consideravelmente expandidas, e diversas ideias que eram associadas a construção e função celular mudaram drasticamente (GALLETI, 2003).

  1. OBJETIVO

  • Identificar componentes das partes mecânicas e óptica do microscópio óptico;
  • Calcular a ampliação total obtida por cada objetiva.
  1. PARTE EXPERIMENTAL

Para a execução da aula prática, foi utilizado o microscópio óptico composto, que possui duas oculares, no entanto antes de manuseá-lo, foi realizado uma breve introdução sobre o que é o microscópio, como foi contruído e seus inventores, após isso nos foi apresentado os componentes da parte óptica e mecânica do microscópio, como calcular a ampliação de cada objetiva, em que deve-se calcular o valor da ocular com a objetiva. Feito todos esses processos, foi preparado um material em que foi colocado sobre uma lamina um pequeno pedaço de papel com a letra “F” escrita, em seguida foram adicionadas gotas de água, e em um angulo de aproximadamente de 30° com relação a lâmina, foi sobreposto com cuidado a lamínula. O material foi levado ao microscópio, com o auxílio da presilha a lamina

foi aprisionada na mesa. Girando o revolver, foi posicionada a lente objetiva de 4x, em seguida com o parafuso macrométrico, a mesa foi ajustada até a altura em que o material a ser observado aparecesse centralizando-o com o parafuso charriot. E novamente com o auxílio do revolver alterou-se a lente objetiva de 10x.

Figura 1: Microscópio Óptico

[pic 2]

Fonte: Biomedicina - Atualidades: MICROSCÓPIO - PARTES E FUNÇÕES (biomed- atual.blogspot.com)

Figura 2: Tipos de Objetivas

[pic 3]

Fonte: http://blog.mcientifica.com.br/componentes-de-um-microscopio/.

  1. AULA PRATICA 2- CÉLULA EUCARIOTICA ANIMAL

A célula eucariótica, como também as procarióticas, são cercadas por uma membrana plasmática. Grande parte das células eucarióticas, manifestam uma enorme quantidade de membranas internas que contornam as repartições subcelulares específicos, dividindo-as do restante do citoplasma, divisão celular que fica localizada de fora do núcleo (LODISH et al., 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com