TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS E MEDIDAS PREVENTIVAS NO SETOR DE METALOMECÂNICA

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 5

RISCOS E MEDIDAS PREVENTIVAS NO SETOR DE METALOMECÂNICA

RESUMO

RISCOS MECÂNICOS

Como em toda atividade executada com auxilio de máquinas ou equipamentos os trabalhadores estão sujeitos a acidente, várias são as situações que podem levar a um acidente e fatores externos que podem contribuir para que ocorra está situação, visando isto, são necessárias várias atitudes a serem tomadas para que se garanta a proteção da saúde do trabalhador, não seria diferente no setor industrial da metalomecânica.

PRINCIPAIS RISCOS

Os principais riscos mecânicos questão sujeitos os trabalhadores são: Agarramento, Corte, Esmagamento, Choque, Abrasão, Ejecção de fluidos e elevada pressão, Projeção de objetos, Perda de estabilidade e Perfuração.

Ao se operar uma máquina se espera um determinado objetivo ou resultado especifico as principais ações que podem ser obtidas através das maquinas são: Ação de puncionamento, Ação de corte, Ação de cisalhamento, Ação de dobra ou flexão. Todas estas ações obtidas pela operação da máquina podem causar riscos, em comum está o risco no local da operação, pois o material e colocado e retido utilizando as mão do trabalhador e também a projeção de objetos. Podemos também apontar que os riscos estão diretamente relacionados os órgão móveis da máquina, como já falamos o ponto de operação é uma área critica, os mecanismo de transmissão de força e outras parte móveis que executem movimentos durante sua operação.

Em sua maioria quando ocorrem os acidentes a responsabilidade recai sobre o operador, no entanto na maioria das vezes as causa estão alheias ao operador e sim são originadas por agente exteriores. Podemos citar alguns como: falta de epi’s, manutenção deficiente, instalação e montagem erradas.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

As recomendações gerais são que: só devem ser adquiridas e colocadas em funcionamento as máquinas que cumpram os requisitos mínimos de segurança e saúde, que tenham sistemas de segurança para acionamento acidental e parada, estejam corretamente instaladas, seus dispositivos de segurança devem ser eficazes, as partes móveis da máquina devem estar corretamente protegidos e se for o caso devidamente isolados, ter sua manutenção regular e correta, as sinalizações da área de trabalho devem estar corretas e bem visíveis, o ambiente de trabalho deve ser corretamente iluminado e ventilado e todos os operadores devem receber o treinamento necessário para efetuar a operação.  

NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA

Todos os trabalhadores devem utilizar os equipamentos de proteção individual adequados, não utilizar acessórios durante o trabalho, os cabelos compridos devem ser sempre presos e protegidos por touca, os trabalhadores não devem usar barba comprida. Antes de iniciar o trabalho, deve-se verificar se as proteções das partes móveis das máquinas estão colocadas corretamente e bem afixadas, verificar se os dispositivos de proteção estão corretamente instalados e em seus devidos lugares, verificar se a mesa onde se vai trabalhar a peça não encontram objetos ou peças que possa cair ou ser projetadas. Durante o trabalho, devem-se manter as mãos afastadas da ferramenta da máquina e nunca se apoiar sobre a mesa da máquina, não se deve afastar ou abandonar o posto de trabalho, medir e calibrar, limpar a máquina, direcionar o liquido de refrigeração. Operações de manutenção devem ser realizadas em condições de segurança adequada, para sempre que for possível a operação, bloquear o interruptor principal de acionamento. Utilização de protetores, os protetores são elementos que podem ser colocados nas máquinas para a proteção do trabalhador de uma determinada área de perigo, podem ser fixos ou removíveis. Dispositivos de segurança e proteção são utilizados para interromper os movimentos perigosos dos elementos móveis das máquinas antes do operador acessar o local de funcionamento da máquina, estes são alguns dos dispositivos: dispositivo de comando Bimanual, limitadores de movimento (sensores), tapetes sensores, barreiras fotoelétricas.

RISCOS E CONDIÇÕES PERIGOSAS

As máquinas que são mais utilizadas na indústria tem um estudo mais minimalista para diminuir os riscos de operação e aperfeiçoar a implantação de medidas de prevenção. As de uso mais comum são: Fresadoras e Tornos, Prensas e Quinadoras, Esmeris e Engenhos de Furar. Os riscos mais comuns que podemos ressaltar entre elas seriam: Projeção de materiais, peças ou ferramentas, Perfuração, Esmagamento, Arrastamento, Riscos elétricos, Exposição a ruídos, Contato com materiais ou substâncias, Desrespeito a ergonomia e Queda.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Em comum podemos ressaltar o equipamento de todas as máquinas com sistemas de proteção, que todos os órgãos de transmissão tenham protetores fixos e resistentes, os equipamentos de paragem estejam disponíveis ao longo de toda a máquina, toda a rede elétrica ligada à máquina esteja aterrada, deve ser mantido em bom estado de conservação e limpeza, utilizar o EPI’s disponíveis, usar roupa de trabalho adequada, disponibilizar meios de extinção adequados (extintores), disponibilizar aos postos de trabalho sistemas de ventilação e aspiração eficazes, dar treinamento correto para o uso da máquina.

PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS À TAREFA DE SOLDADURA E RESPECTIVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Embora existam vários processos de soldadura manual e semiautomático os riscos presentes em cada um deles são praticamente os mesmos, as maiores diferenças centram-se nos poluentes químicos emitidos para o meio ambiente, a exposição a radiações, a exposição ao ruído e o risco de explosão. As medidas de prevenção também são consideradas gerais para estes processos, ao executar a tarefa de soldagem não se deve ter em sua posse fósforos, isqueiros ou qualquer utensilio que possa originar um incêndio ou explosão, a zona de trabalho deve estar devidamente ventilada para se evitar as concentrações perigosas de gases tóxicos ou inflamáveis, eliminar o pó acumulado e os revestimentos e isolamentos combustíveis, existirem meios de extinção disponíveis e adequadamente nomeados, roupa de trabalho adequada, cortinas e biombos de proteção, devem ser proibidos os trabalhos de soldadura em locais com tetos ou isolamento combustíveis, espaço onde são manipulados ou armazenados produtos inflamáveis ou combustíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com