TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisao De Comunicação Empresarial 1º Periodo

Artigo: Revisao De Comunicação Empresarial 1º Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

NOVA ORTOGRAFIA

Palavras de origem estrangeira continuam com trema. Nomes brasileiros não tem mais trema.

* Não tem acento nos ditongo aberto “ei” e “oi” nas paroxítonas: EX: ideia, assembleia, heroico, jiboia

* Oxítonas e proparoxítonas tem acento: EX: médico, café

* O acento circunflexo desaparece em “oo” e “ee”: EX: voo, enjoo, creem, veem

* O acento continua em: Ele tem / Eles Têm

* Trema desaparece: linguiça, tranquilo

Os opostos se atraem:

autoescola, extracurricular

Os iguais se repelem (separam):

arqui-inimigo, micro-ondas

* Acento circunflexo continua em: EX: pôr (verbo), pôde (pretérito)

* O acento é facultativo em: forma ou fôrma (objeto)

* O acento desaparece em: EX: pelo, polo, pera

* O hífen desaparece em:

* Alfabeto com 26 letras: Entram o k, w ,y

Tipos de Redação

Narrativa: o autor deverá descrever uma ação ou um conjunto de ações, desta forma antes de começar o texto o melhor é definir quem serão os personagens, o cenário, o tempo e o enredo da trama.

A narrativa na redação vem de narrar, que por sua vez vem de contar, neste caso um acontecimento ou um fato, e para ilustrar ainda mais e prender o leitor na sua redação narrativa, quanto mais descrições você conseguir transmitir sobre o personagem, o cenário e o tempo melhor.A estruturação da redação narrativa se dá como a dissertativa, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, abaixo você vê como cada uma é representada no texto:

Introdução - É aqui que você irá situar o leitor, falando do personagem, do cenário e do tempo.

Desenvolvimento – Como o nome diz você deverá desenvolver sua narração, ou seja, falar sobre o enredo e preparar o leitor para o ápice, ou conclusão.

Conclusão - Aqui é onde você deverá esclarecer todos os acontecidos e dar um desfecho a sua trama.

Sabendo disso é hora de prepararmos o ambiente de nossa redação narrativa, lembrando que ela pode ser romântica, dramática ou até mesmo humorística, a questão é fornecer os elementos ao textos, como vemos exemplos de cada um deles abaixo:

Narrador - Neste caso você, que é quem deverá contar a história ao leitor.Personagem – Pode ser único ou envolver vários personagens, com protagonistas e antagonistas, existem também os personagens secundários, o ideal é que para começar você centre sua narração em apenas um personagem.

Espaço ou cenário – Onde acontece a trama? Em uma floresta? Um navio? Ou seja, é onde se passa seu conto.

Tempo: Aqui você deverá descrever qual o intervalo de tempo que os fatos ocorrem, dias, meses, horas, semanas? Quem manda é você, este tempo pode ser psicológico (sem exatidão) ou cronológico.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Redação dissertativa ou não consiste numa estrutura básica, tendo conhecimento dela é possível escrever sobre qualquer assunto mostrando domínio e produzindo textos coerentes, desta forma você não corre o risco do texto se tornar cansativo e com muitas voltas.

A estrutura básica de uma redação é introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, isso é uma maneira superficial de se pensar, pois a redação exige uma estrutura mais completa, veja abaixo cada um dos itens estruturais de uma redação.

Titulo – Parte importante da redação dissertativa o titulo, muitas vezes esquecido, deve ser uma síntese do que o texto representa, e a melhor maneira de chegarmos a um titulo coerente é criando-o ao final do texto, pois a mente está fresca e podemos chegar a ele mais facilmente.

Introdução – A introdução consiste em um breve resumo do que será abordado no tema, ou qual será a opinião defendida no decorrer da redação dissertativa, lembrando que a introdução deve ser concisa, não muito longa nem curta, que estimule o restante da leitura mas não entregue realmente o desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento – O desenvolvimento na redação dissertativa representa os argumentos do texto, ou seja, aqui você deve explicar sobre o assunto ou defender uma ideia, inclua aqui todas as informações pertinentes ao tema, sempre empregando clareza.

Conclusão – Como o nome diz é a parte final da redação dissertativa, é aqui que você deve abordar seus pensamentos finais sobre o tema, respostas a perguntas que ficam no ar ou simplesmente uma solução para um problema como um todo.

Descritiva: A escrita das redações descritivas obedece a regra de ‘observar e contar’ o que se observou. Deve ser levado em conta que o objeto possui diversas características e a descrição dessas características do objeto ou tema que é o trabalho a ser realizado e o conteúdo que comporá o texto.

Ao escrever uma redação descritiva é importante fazer tais questionamentos: O que descrever do objeto? Como descrevê-lo? Com o que foi descrito, os leitores enxergarão o objeto descrito? Como realizar a tarefa de construir um objeto através de palavras?

Assim, é possível vencer a dificuldade em descrever sem tornar-se narrativo ou dissertativo.

Percebe-se, assim, que a descrição é mais que uma forma de escrita. Está ligada diretamente a sensibilidade do escritor. Ou seja, cada pessoa dá ao objeto um valor e, dessa forma, conseguirá descrevê-lo, com mais ou menos características, possuindo um maior ou menor grau de precisão.

Na descrição parte-se da análise neutra, fazendo uma abordagem técnica e estritamente ilustrativa, uma vez que, no trabalho descritivo não se pretende emitir opiniões, ideologias, visões, etc.

A descrição é feita de maneira processual: escolher o objeto, observar quais suas peculiaridades, escolher as palavras e colocá-las num papel.

Escolher um objeto depende do escritor e da tarefa a ser cumprida. O objeto pode ser pessoa, ambiente, coisa, animal, etc.

Procure fazer uma lista com as características observadas, assim servirá de base para escrever seu texto.

As palavras, na descrição, surgem com um antídoto ao problema da imaginação. Tornam-se instrumentos para equacionar e organizar de maneira lógica a tarefa de descrever.

O papel do escritor, então, é de esboçar, difundir o objeto, fazendo com que os leitores sintam-se familiarizados e integrados com o objeto descrito.

Após fazer a lista e olhar as observações proposta, é hora de desenvolver as ideias que foram colocadas na lista, observando sempre a coerência entre elas.

Introdução: Deve- se introduz aspectos da imagem ( coisa ) a ser descrita.

Desenvolvimento: Expor as características do objeto.

Conclusão: Conclui- se as ideias faladas durante todo texto, ressaltando as mais pertinentes acerca do que foi falado.

Como a descrição é um relato fixo( parado), deve- se tomar cuidado para seu texto não ficar entediante. Procurando assim usar características específicas dar ênfase o que está sendo falado.

Fazer uma boa redação descritiva exige esforço e persistência, pois o aperfeiçoamento da escrita só dependo do autor da mesma. Tomando cuidado em ressaltar todas as características do objeto a ser descrito, sem deixar pormenores tudo que foi falado de maneira concisa e coerente.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »