TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA URINARIO

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  3.328 Visualizações

Página 1 de 10

Anatomia

Sistema Urinário

Anatomia

Sistema Urinário

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como principal tema Sistema Urinário, no qual é um sistema de muita importância para nosso corpo, pois ele e responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico. Mantém a composição e as propriedades dos líquidos do corpo que formam o meio interno das células do corpo. O produto final do sistema urinário é a urina, que é eliminada do corpo durante a micção (e o ato reflexo que expele a urina da bexiga urinária, feita através da uretra). O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar eliminação urinária onde encontramos ácido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem por dois rins , que produzem a urina, dois ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga e uma bexiga urinaria, onde fica retida por algum tempo, e uma uretra, através da qual é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do sistema. .

Sua função é: produzir, armazenar e eliminar a urina. Regular o volume a composição química do sangue e seuvolume. Eliminar o excesso de água e resíduos do corpo humano, através da urina. Garantir a manutenção do equilíbrio dos minerais. Auxilio na regulagem de produção de hemácias.

O sistema urinário masculino difere do feminino, já que nos homens a uretra também tem a função de liberar esperma, além de medir cerca de 20 centímetros, enquanto a uretra feminina mede aproximadamente 5 centímetros. Assim como todo outro sistema do corpo humano, o sistema urinário possui várias doenças, entre elas estão a insuficiência renal (crônica ou aguda), doença do rim policístico e a proteinúria.

O objetivo principal deste trabalho é informar sobre a importância do sistema urinário no corpo humano, e como podemos mantê-lo saudável e evitar doenças e mostrar as principais características e funções do sistema urinário.

A apresentação desde trabalho será, apresentado juntamente a uma maquete do Sistema Urinário, mostrando sua função e como e formado a urina. A participação da homeostase do organismo através da eliminação dos resíduos do metabolismo celular, água e outras substâncias que estão em excesso no sangue pela urina.

Sistema Urinário

O Sistema Urinário ou Aparelho urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. Sendo responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas" do sangue e deixá-lo em condições de circular novamente pelo organismo, tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.

O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

(imagem da internet, http://ciencianatural.blogs.sapo.pt/13617.html)

OBS: Os rins são protegidos pelas costelas flutuantes. Na retirada destas costelas por cirurgia plástica, com intuito de afinar a cintura, por uma questão estética e pela aparência mais bonitas. Estas costelas auxiliam na proteção dos rins, na retira eles ficam desprotegidos qualquer trauma que se leva pelas costas pode leva a uma fratura, resultado de disparos ou feridas penetrante, levando a sangramento dos rins, como ele filtra sangue a todo o momento, num rompimento brusco podendo levar ate a morte.

Funcionamento do Sistema Urinário

O sistema urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. Ele é composto pelos rins, que filtram o sangue e são os principais órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição, pelos bacinetes renais com os respectivos ureteres que conduzem a urina até a bexiga, da bexiga que é o reservatório da urina e da uretra, canal pelo qual a urina é conduzida para fora.

Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular e os túbulos renais. Os túbulos renais são identificados como túbulo contorcido proximal, alça néfrica (alça de Henle) e túbulo contorcido distal. No interior da cápsula glomerular penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo renal. A cápsula glomerular continua no túbulo contorcido proximal, que se prolonga em uma alça em forma de U chamada alça néfrica, essa alça segue um outro túbulo contorcido, o distal. O conjunto desses túbulos forma os túbulos renais.

A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado. Esse filtrado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. Mas contém também substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a ureia e o ácido úrico. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais. O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais. Essas substâncias úteis que retornam ao sangue são retiradas do filtro pelas células dos túbulos renais. Então elas passam para os vasos capilares sanguíneos que envolvem esses túbulos.

Dos néfrons, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres são dois tubos musculosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com