TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segredos Mona Lisa

Artigo: Segredos Mona Lisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

Os mil segredos de Mona Lisa

Há centenas de anos, os historiadores querem saber quem foi realmente a dona do sorriso mais misterioso do mundo e que levou Leonardo da Vinci à imortalidade

Por Rose Mercatelli

Em julho, em Florença, Itália, uma equipe de arqueólogos que trabalhava nas escavações do convento de Santa Úrsula, sentiu que poderia ter chegado ao desfecho do mistério sobre um rosto que vem intrigando o mundo há cerca de 500 anos. Os arqueólogos encontraram no piso do convento vários ossos humanos que podem ser parte do esqueleto de Lisa Gherardini que, aparentemente, teria sido a mulher retratada por Leonardo da Vinci em seu quadro A Mona Lisa. De acordo com documentos descobertos no Arquivo Municipal de Florença, pelo historiador Giuseppe Pallanti, Lisa Gherardini teria vivido seus dois últimos anos no convento de Santa Úrsula até morrer, aos 63 anos, em 15 de julho de 1542.

Foi a partir desses registros, que uma equipe de arqueólogos, comandada por Silvano Vinceti, resolveu escavar no ano passado o convento abandonado no qual acharam uma cripta e, dentro dela um crânio e um osso da pelve. De acordo com Giorgio Gruppioni, antropólogo da Universidade de Bolonha, em um primeiro olhar sobre os ossos encontrados, dá para afirmar que o esqueleto pertenceu a uma pessoa do sexo feminino. A cripta foi encontrada abaixo de uma espessa camada de concreto, construída preventivamente caso o convento tivesse que ser transformado em base militar em tempos de guerra.

Identificação por DNA

Por falta de fundos, porém, o grupo interrompeu o trabalho que só continuou em 2012. Em julho, os pesquisadores descobriram vários ossos humanos que deverão ser analisados para saber se combinam ou não com o crânio encontrado no ano passado.

Se os resultados baterem, os cientistas vão comparar o DNA da ossada com os restos mortais de duas filhas de Lisa, uma delas enterrada no mesmo convento. Outros historiadores afirmam, entretanto, que os restos mortais dos filhos de Lisa se encontram em outro local ainda não pesquisado.

Se as respostas forem afirmativas, a equipe, com o auxílio de programas de computador em 3D, pretende refazer o rosto original da italiana e compará-lo com a Lisa de Da Vinci. "Não sabemos ainda se os ossos pertencem a um esqueleto apenas ou mais de um. Mas a descoberta confirma nossa hipótese de que o convento de Santa Úrsula ainda tem ossos humanos. E não podemos excluir que entre eles estejam os de Lisa Gherardini", diz o arqueólogo Silvano Vinceti.

A identidade da musa inspiradora de Da Vinci sempre foi assunto de muita especulação entre pesquisadores e estudiosos de arte. A Mona ("jovem senhora" em italiano) Lisa é considerada pelos críticos o quadro mais famoso do mundo, visitado todos os anos por centenas de milhares de pessoas no Museu do Louvre, em Paris, onde está permanentemente exposto.

Produtores de lã

A maioria dos historiadores concorda, porém, que a moça do sorriso enigmático era realmente Lisa Gherardini, que chegou ao mundo em um abafado dia de verão de 1479, em meio a ladainhas à Virgem, entoadas pelas parentes e amigas de sua mãe, Caterina Rucellai, filha de um rico banqueiro de Florença. Seu pai, Antonio Maria Gherardini, era herdeiro de uma abastada e tradicional família florentina produtora de tintillano, um tecido quente, macio e delicado, feito de lã de cordeiros recém-nascidos.

A equipe trabalha com ciuidado na ossada que pode ser de Lisa Gherardini

"Creio que chegamos à parte realmente emocionante para os investigadores, a conclusão de nosso trabalho no qual nos aproximamos da pergunta-chave: encontraremos ou não os restos de Lisa Gherardini?", afirmou Vinceti, , especialista na solução de mistérios da História da Arte

Aos 15 anos, Lisa Gherardini se casou com um influente comerciante de Florença, Francesco di Bartolomeo di Zanoli de Giocondo. Por isso, o quadro também seria conhecido como La Gioconda, em alusão ao sobrenome do marido. Em Commenti, o historiador Gaetani Milanesi (1813 - 1895), cujo manuscrito pode ser consultado na Biblioteca Riccardiana, em Florença, escreveu: "Francesco Del Giocondo teve três esposas: Camilla Rucellai (irmã de Caterina Rucellai, mãe de Lisa), com a qual se casou em 1491; Tommasa de Villani (em 1493) e Lisa Gherardini (em 1495). Essa é a linda senhora cujo retrato foi pintado por Leonardo da Vinci".

Dona de casa florentina

Muito pouco se sabe sobre a vida de Lisa. Porém, o historiador alemão Frank Zöllner e o italiano Giuseppe Pallanti, em suas pesquisas sobre a real identidade da modelo, contribuíram com mais alguns dados sobre a bela florentina. De acordo com o testamento de Francesco del Giocondo, elaborado em Florença em 29 de junho de 1537, Lisa Gherardini deu à luz a cinco filhos entre 1496 e 1507: Piero, Camilla, Andrea, Giocondo e Marietta. Lisa também criou Bartolomeo, o filho da primeira mulher de seu marido, Camilla Rucellai, que tinha um ano quando a mãe morreu.

Camilla e Marietta se tornaram freira. A primeira adotou o nome de irmã Beatrice e morreu com apenas dezoito anos. Foi enterrada na Basílica de Santa Maria Novella. Já Marietta foi para o Convento de Santa Úrsula, em Florença, em 1521, com o nome de irmã Ludovica, onde viveu até sua morte, em 1579, e foi enterrada.

Muito pouco se sabe sobre a vida de Lisa. De acordo com o testamento de Francesco del Giocondo, elaborado em Florença em 29 de junho de 1537, Lisa Gherardini deu à luz a cinco filhos entre 1496 e 1507: Piero, Camilla, Andrea, Giocondo e Marietta

Pintura Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci, em coleção de museu em Cracóvia,

é o retrato de Cecília Gallenari, amante de Ludovico Sforza, um dos duques de Milão.

Leonardo pintou o retrato assim que chegou ao ducado de Milão, em 1487

Quem encomendou?

O pintor renascentista Da Vinci que, ao longo de sua vida, teve o cuidado de registrar em mais de 37 mil páginas, em escrita normal ou espelhada, como era seu costume, todos os pequenos e grandes acontecimentos de sua vida, assim como pensamentos, rabiscos, simpatias e antipatias (que eram muitas, diga-se de passagem), fórmulas matemáticas, inventos e até sua contabilidade doméstica, curiosamente, não deixou nada registrado a respeito do retrato dessa anônima dona de casa, apesar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com