TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência Didática Bilhete

Casos: Sequência Didática Bilhete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO: Bilhete Postal

Em meados do século XIX, o Correio, naquela época, era dispendioso e demorado, utilizando navio, o trem, o cavalo e a diligência como meios de transportes de cartas e encomendas. O custo alto das remessas de correspondências foi um dos motivos que fizeram com que o austríaco Emmanuel Hermann, professor de economia política da Academia Militar de Viena, sugerisse ao Correio a criação de um meio de comunicação mais fácil, barato e rápido, ideal para mensagens curtas, mas que custasse a metade do valor de uma carta convencional. Essa sugestão ocorreu em 29 de Janeiro em 1869, num artigo de jornal, alegando que as pessoas ansiavam por um meio mais simples e menos dispendioso de se comunicarem.

A sugestão de Emmanuel Hermann foi aceita e no dia 01 de Outubro de 1869 surgiu o pioneiro Correspondenz-Karte. Era uma simples cartolina no tamanho 8,5cm por 12 cm, contendo na frente apenas o selo do Império Austro-Húngaro impresso no canto superior direito e espaço para a menção do destinatário. No verso, local para mensagens curtas.

Faltava ao postal, para popularizá-lo ainda mais, uma coisa importantíssima: a imagem. Aos poucos, logo nos primeiros anos de sua existência, de simples cartolina só com o selo do porte impresso, ele foi ganhando gravuras e, alguns anos depois, a fotografia. Esse foi o passo decisivo para difundi-lo definitivamente em todo o mundo. As pessoas estavam ávidas para ter em mãos as fotos dos monumentos famosos, de cidades interessantes, dos fatos históricos, das personalidades, dos reis, rainhas e governantes, dos artistas e suas obras, enfim, tudo que era possível registrar pelas lentes das máquinas fotográficas.

O cartão-postal no Brasil

Nosso país só adotou onze anos depois de sua criação na Áustria, quando ele já era sucesso consagrado na Europa. O decreto 7965, de 28 e Abril de 1880, criou o bilhete postal, precursor do cartão-postal.

Na exposição de motivos que o Ministro Buarque de Macedo encaminhou ao Imperador D. Pedro II, visando obter autorização para a confecção e circulação de postais no Brasil, mencionou “Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde, aliás, houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em recebê-los.” Os bilhetes postais são de intuitiva utilidade para a correspondência e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se o contrário, que um de seus efeitos é aumentá-lo”.

A impressão dos primeiros bilhetes postais era exclusividade do Correio Império Brasileiro, com o porte constante nas armas imperiais estampadas no alto.

A aceitação do postal no Brasil foi muito grande. Apenas quatro anos de sua criação, tendo como exemplo o Rio de Janeiro, sua circulação em 1884 quase ultrapassou o número de cartas comuns. Foram 282.248 cartas particulares e 212.662 bilhetes postais (conf. Elysio Belchior, na introdução do livro “O Rio de Ontem no Cartão-Postal 1900-1930”).

Outra data importante para a cartofilia brasileira foi 14 de novembro de 1899, quando o Governo Republicano através da lei 640, autorizou a produção de bilhetes-postais pela indústria gráfica particular.

Fonte: http://www.brasilcult.pro.br/recordacao/introducao.htm (acesso 27/04/2010)

Função social do bilhete

O bilhete pode ter significados diversos, pois pode ser um tipo de documento de valor comprovante, ou pode ser um breve recado escritoque serve para informar alguém sobre alguma ação.

Substantivo - bi.lhe.te masculino

1. Pequeno pedaço de papel com uma mensagem rápida escrita;

2. Senha que dá direito a assistir a espectáculos; entrada

3. Impresso que dá direito a concorrer a sorteios e a viajar em transportes coletivos;

4. Pequeno pedaço de papel que comprova a compra de algum serviço;

Composição

O papel geralmente é usado na sua criação. Alguns podem ter código de barras ou uma tarja magnética para armazenar dados nele contido.

Exemplos

• Bilhete de loteria, que dá direito a concorrer a sorteios.

• Bilhete de ferroviário, que é Impresso que dá direito a viajar em transportes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com