TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL SEMESTRE - 1

Dissertações: TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL SEMESTRE - 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  1.898 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

SEMESTRE - 1

DISCIPLINAS - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

RILDO ROSÁRIO MOREIRA SANTOS1

FABIANO GALÃO,

IVAN CAMPOS,

ELISA NANTES,

WILSON SANCHES,

MÔNICA SILVA2.

1 Aluno do Curso de Administração polo de Livramento de Nossa Senhora, da Faculdade Norte do Paraná – UNOPAR

2 Professores do Curso de Administração da Faculdade Norte do Paraná – UNOPAR

1º - A burocracia representa um modelo de organização social, que dominou o mundo a partir do século XIX, tendo sido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração, na forma de um modelo de gestão largamente adotado pelas organizações. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. Seus principais postulados são:

•Caráter legal das normas e regulamentos – as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional.

•Impessoalidade nas relações – pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas.

•Hierarquia da autoridade – a burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.

•Rotinas e procedimentos padronizados – cada tarefa deve ser rotinizada, de modo a ser executada sempre de maneira padronizada

•Competência técnica e meritocracia – o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa e promoção. Com a globalização e o avanço da tecnologia, a aposentadoria da velha e boa máquina de escrever foi inevitável. Assim também, aquele trabalho em que o funcionário com uma mesa cheia de papeis e formulários a ser preenchido, horário de trabalho controlado por um relógio de ponto, onde registra a entrada e saída dos mesmos, um chefe estressado que só dá ordens. Uma empresa que “segue as normas” estabelecidas há décadas, que “respeita a hierarquia”, que mantém apenas a comunicação formal, seus “funcionários devidamente contratados conforme a legislação do país. Em suma “as organizações burocráticas, seguem a lógica Estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem e pela sociedade, já as organizações como a IBM, que são transnacionais, obedece apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país onde estão instaladas, tem alta mobilidade e por este motivo estão em busca de custos mais baixos e leis pouco rígidas”. Diferente das organizações burocráticas as empresas mais flexíveis apostam em um novo modelo de administração com normas mais flexíveis, que utilizam em vez de “funcionários devidamente contratados que cumprem horários, tem colaboradores: são funcionários que trabalham na empresa, estabelecem seu próprio horário de trabalho, possa “dar uma saidinha”, ir a academia no próprio local de trabalho, tem alimentação disponível o tempo todo, enfim, estabelece seu ritmo de trabalhar de maneira que não tem rotina e diminui o “stress” pois, um dia nunca é igual a o anterior; tem ainda empresas que vai mais longe, parte de seus colaboradores trabalham em casa, perto da cozinha (onde tem sempre que quiser, um cafezinho fresco), que estabelece quando é o momento de relaxar, almoçar, e quando ta cansado deita em sua própria cama, cuida da higiene, da alimentação e dispõe do carinho dos filhos. E apenas tem o compromisso e responsabilidade de apresentar resultados a empresa. Ou aquelas organizações que utilizam dos “freelancers”, profissionais que preferem trabalhar sem vinculo empregatício com a empresa, trabalham apenas por um certo tempo, até concluir a tarefa a qual foi incumbido. Assim, conseguem uma maior remuneração por seu trabalho, porem, abre mão dos benefícios regulares de um emprego formal. Este tipo de “emprego” tem crescido muito nos últimos tempos, e cada vez mais empresas contratam estes profissionais, por que desonera a organização com folha de pagamento e encargos sociais. É comprovado que estes colaboradores são mais produtivos do que do modo tradicional.

2º Administrar: talvez a parte mais difícil e mais importante de uma empresa, é a administração que comanda todos os outros setores de uma organização e como um corpo, quando o cérebro(a administração) vai bem toda empresa vai bem. Assim a administração das empresas deve sempre está saudável para que os setores estejam produzindo em harmonia. Em time que ta ganhando não se mexe, muitas empresas acreditam nesse bordão e preferem manter os métodos de administração tradicional com normas claras dos objetivos e funções, com objetivo básico de organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, nos últimos tempos surge no mercado empresas onde além de outras medidas flexíveis, tem uma administração renovada, se comunicam o tempo todo, ficam na mesma sala sem “divisão física” do espaço de trabalho, horário de trabalho flexível onde o “colaborador controla seu tempo de trabalho, pode sair, alimentação farta durante todo o dia, área de lazer e descanso, tudo dentro da empresa. Bem diferente do modelo clássico burocrático em que o funcionário trabalha numa sala isolado dos demais setores da empresa e com horário comum a todos, sem “regalias”.

3º Quando escrevemos um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com