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Talles

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Por:   •  27/5/2014  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  2.378 Visualizações

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1 (UNIFENAS) — Indique a alternativa em cujo texto predomina a descrição.

a) Um dia a minha amiga estava sozinha em casa, distraída, e assobiou uma pequena frase melódica de Beethoven – e o canário começou a cantar alegremente. Haveria alguma secreta ligação entre a alma do velho artista morto e o pequeno pássaro cor de ouro? (Paulo Mendes Campos)

b) Já passa da hora de resgatar a dívida social. Ou se começa a fazê-lo já ou o país estará condenado a ouvir, a cada posse presidencial, o lamento: “Falta justiça social”.(FSP, 21/4/95, p. 1-1)

c) Fiquei feliz com a notícia dando conta de que os bispos, reunidos em Itaici, estão refletindo acerca da questão do fim da obrigatoriedade do casamento civil para se poder celebrar o casamento canônico ou religioso. (FSP, 21/4/95, p. 1-3)

d) Atingidos em cheio pela crise e com a auto-estima em baixa, os brasileiros transam menos e empobrecem sua vida afetiva. (IstoÉ, 01/12/96, p. 61)

e) Eu sonhei que tu estavas tão linda

Numa festa de raro esplendor.

Teu vestido de baile, lembro ainda,

Era branco, todo branco, meu amor.

(Lamartine Babo e Francisco Mattoso)

2

A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com outros acho que nem não se misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto. O senhor que é bondoso de me ouvir. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe.

Nesse fragmento de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o narrador sugere, como efetivamente se verifica na construção do romance, que:

a) a narrativa é linear, há uma rigorosa sucessão cronológica de episódios.

b) a narrativa segue o esquema tradicional de divisão da obra em partes, capítulos etc.

c) a narrativa, como a memória do narrador, não segue um processo linear, cronológico.

d) as referências ao ato de contar e a construção do romance são totalmente independentes.

e) a narrativa é em flash-back, portanto, as lembranças devem ser contadas em seqüência. (Tempo cronológico)

3

(UNIFENAS) – Para possibilitar o teste, na cópia deste trecho não se obedeceu à ordem original dos períodos. Indique a alternativa cuja seqüência de idéias, indicada por numerais, deve compor, com coerência e coesão, o texto dissertativo original.

I. O pesquisador observa o mundo muitas vezes com o auxílio de instrumentos que prolongam ou amplificam a capacidade de seus sentidos.

II. Nem se trata de afirmar que a observação leiga é imprecisa e a observação científica, exata ou acurada, mas sim que o pesquisador não apenas busca fanaticamente a exatidão dos dados observados, mas também busca, com máximo empenho, controlar as condições de observação científica.

III. Em ocasiões fazemo-lo com grande displicência, como quando observamos transeuntes; em outros casos, nos empenhamos mais na observação, como ao atravessar uma rua movimentada ou conferir um pagamento que temos a efetuar.

IV. Mas não é o instrumento que diferencia a observação do pesquisador da observação não-científica.

V. Com maior ou menor acuidade, todos nós observamos o mundo que nos cerca.

a) V, I, IV, III, II.

b) I, IV, V, III, II.

c) V, III, IV, I, II.

d) I, IV, II, III, V.

e) V, III, I, IV, II.

4

APELO

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa.

Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar

tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por

uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por

5 engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia

de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão,

ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um

corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte

10 de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da

noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença

a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do

tempero na salada – O meu jeito de querer bem. Acaso é

15 saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei

água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia

furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a

Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.

Venha para casa, Senhora, por favor.

(Dalton Trevisan)

(UNIRIO) – A marca da Senhora está contraditoriamente impressa em fatos que ocorrem na sua ausência. Assinale a opção imprópria para exemplificar o que se afirma nesta questão.

a) "(...) não senti falta." (l. 2)

b) "(...) o leite primeira vez coalhou." (l. 6)

c) "(...)

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