TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto

Artigos Científicos: Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 4

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (240852)

Citologia (BIM08)

Prova: 1914233

QUESTÃO:

1. As organelas são estruturas citoplasmáticas especializadas na realização de determinadas funções. Podemos exemplificar da seguinte forma: “Em uma cidade, encontram-se seus limites, as centrais energéticas e um sistema de circulação de mercadorias e pessoas”. Relacione esses elementos (verificados em uma cidade) com algumas das organelas celulares estudadas, explicando suas funções.

RESPOSTA ESPERADA:

Limites: membrana plasmática, pois controla a entrada e a saída de substâncias, desempenha também o papel de sinalização química entre as células.

Centrais energéticas: mitocôndrias são importantes para o bom funcionamento das atividades vitais da célula, pois possuem a função de liberar energia (ATP), ou seja, fazer a respiração celular.

Sistema de circulação de mercadorias e pessoas: retículo endoplasmático, função de distribuição de substâncias no interior da célula.

QUESTÃO:

2. Nosso corpo apresenta diferentes tipos de células: células da pele, neurônios, células musculares, células do sangue, entre tantas outras. Todos esses tipos celulares são derivados de uma única célula, que foi sofrendo sucessivas divisões até chegar no seu estado final, pronta para desempenhar uma função específica. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Qual a diferença entre diferenciação e potencialidade celular?

RESPOSTA ESPERADA:

Diferenciação é quando a célula apresenta uma função definida e específica, ou seja, as células são especializadas em determinada função.

Já potencialidade é apenas a capacidade de uma célula originar outros tipos de células; neste caso, temos as células totipotentes que possuem 100% de potencialidade de originar qualquer tipo celular.

QUESTÃO:

3. A água é a substância química mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Dentro do corpo, a água representa, em média, 70% do peso e, fora do corpo, ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. A manutenção da vida em nosso planeta está associada à água. O que essa substância tão comum tem de especial para que a vida dependa tanto dela?

RESPOSTA ESPERADA:

A água é considerada solvente universal, pois dissolve todo tipo de substância, com exceção dos lipídios. Ela está envolvida em várias reações químicas, faz o transporte de substâncias dentro da célula, auxilia no metabolismo. Além disso, auxilia na manutenção da temperatura de animais e plantas, retirando o excesso de calor, nos animais através da transpiração, e nas plantas este processo denomina-se evapotranspiração.

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (198631)

Citologia (BIM08)

Prova: 326030

QUESTÃO:

1. A figura a seguir representa uma bactéria. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

Quais os nomes das estruturas numeradas em 1, 2 e 3? Explique sua funções.

RESPOSTA ESPERADA:

1. Parede: determina a forma da célula, além de proteger contra a ruptura e contra a penetração de vírus (bacteriófagos), possibilitando a sobrevivência da célula.

2. Membrana plasmática: é semelhante à membrana plasmática das células eucarióticas. Apresenta moléculas receptoras, proteínas relacionadas com o transporte transmembrana e moléculas da cadeia respiratória como constituintes da membrana.

3. Nucleoide: é a região onde está inserido o cromossomo da bactéria.

QUESTÃO:

2. Durante o ciclo celular, mais precisamente na fase denominada mitose, o núcleo e os cromossomos sofrem sucessivas alterações morfológicas. Para facilitar o estudo, o fenômeno foi dividido didaticamente em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Cite pelo menos uma característica de cada uma dessas fases.

RESPOSTA ESPERADA:

Prófase:

*ocorre a condensação da cromatina, ficando mais curta e grossa, em cromossomos visíveis;

*a carioteca e os nucléolos desintegram-se, ficando os cromossomos espalhados pelo citoplasma;

*ocorre a formação do fuso acromático pela migração dos pares de centríolos.

Metáfase:

*o fuso ou aparelho mitótico está totalmente formado;

*os cromossomos apresentam o máximo de condensação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com