TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Textos Psicologia da Educação

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Ciclo 5 – Psicologia da Educação

Tanto a motivação intrínseca quanto a extrínseca são importantes, pois a motivação intrínseca faz com que facilite a aprendizagem e o desempenho do aluno, pois ele se sente motivado e tendo um aperfeiçoamento em suas atividades, porque essa motivação está relacionada a metas, objetivos e projetos, já a motivação extrínseca está ligada ao ambiente, às situações e aos fatores externos. Por isso as duas são importantes, pois ao mesmo tempo em que uma facilita a aprendizagem, a outra motiva o aluno a aprender e ir além de suas expectativas.

A que mais funciona no contexto escolar é a motivação intrínseca pelo simples fato do aluno pensar que pode ir além, obtendo novas conquistas através de seu esforço e vontade e acreditando que é capaz.

Infelizmente não há uma receita eficaz para lidar com a indisciplina, cada caso é um caso diferente, e cabe ao professor juntamente com a escola e os pais, procurarem um meio para lidar com a indisciplina de cada aluno. A escola deve ter um projeto político pedagógico que proponha ações educativas efetivas e não punitivas.

Aquino (1998) apresenta então cinco regras éticas para lidar com questões disciplinares:
1) Compreensão do aluno-problema como um porta-voz das relações em sala de aula
2) Desidealização do perfil do aluno
3) Fidelidade ao contrato pedagógico
4) Experimentar novas estratégias de trabalho
5) A competência e o prazer são os valores básicos que devem presidir as ações em sala de aula.

A indisciplina pode estar diretamente ligada à falta de motivação, por isso, é importante que os alunos se sintam motivados para aprender. O professor que conseguir promover a motivação do aluno terá menos problemas de indisciplina. Não é uma tarefa fácil, pois além de estar sempre avaliando sua prática pedagógica e planejando atividades interessantes, o professor deve também ser capaz de perceber as dificuldades e necessidades dos alunos. Esse, sem dúvida, é um grande desafio para o professor e para escola.


Aluna: Danyele Giori Teixeira

Curso: Letras – Português e Inglês (Licenciatura)

Turma: DGLPI1601VILA0S

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com