TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de relevo

Por:   •  29/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Geografia

Relevo, vulcanismo e terremoto

Geografia

Relevo, vulcanismo e terremoto

Trabalho De geografia referente

 Aos tipos de relevo do Brasil ,

Vulcanismo e terremoto

Sumário

Introdução        

O que são relevos        

Formas de Relevos:        

Planaltos        

Planícies        

Depressões        

Serras        

Chapadas        

Patamares        

Montanhas        

Vulcanismo        

Como ocorre o Vulcanismo        

Classificações        

O que são vulcões ?        

Tipos de Erupção        

Terremotos        

Quais são as causas dos terremotos?        

Bibliografia        


Introdução

Neste trabalho irei falar sobre o que são relevos , seus tipos , vulcanismo , como ocorre o vulcanismo ,o que são vulcões e terremotos

O que são relevos

Os relevos são elevações e formas da superfície e sofrem transformações com o passar do tempo

Formas de Relevos:

Planaltos

        Os Planaltos podem ter formas planas ou onduladas e se localizam em lugares onde as altitudes são maiores do que 300 metros acima do nível do mar. Também são conhecidos como platôs e originados de erosões provenientes das ações da água ou do vento. Os planaltos mais conhecidos no Brasil são o Planalto Central (localizado nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Planalto Centro Sul Mineiro e Planaltos da região Amazônica.

Planícies

As Planícies possuem superfícies planas e são resultado de erosões causadas em áreas mais altas. São formadas por rochas sedimentares e em suas áreas geralmente ocorre o acúmulo de sedimentos, por esse fato são relevos mais novos que os demais. Entre as planícies brasileiras podemos destacar a Planície do Pantanal Mato-grossense e a Planície do Rio Amazonas.

Depressões

As Depressões são tipos de relevos encontrados em áreas mais baixas, geralmente as que se situam abaixo do nível do mar são conhecidas como depressão absoluta. Um exemplo de depressão são as crateras dos vulcões inativos; é comum o acúmulo de água nesse tipo de relevo. Entre as depressões brasileiras pode se destacar a Depressão Sul Amazônica e na região Sudeste do país onde o relevo é favorável para a construção de grandes cidades como Belo Horizonte e São Paulo.

Serras

As Serras são um tipo de relevo acidentado com característica ondulada (uma parte alta seguida de outra em um nível menor). Dentre as Serras presentes no Brasil pode-se citar a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.

Chapadas

Este tipo de relevo está situado em locais de altitudes médias a elevadas e possui uma superfície geralmente plana devido à erosão e onde sua altitude se diferencia da área ao redor. As Chapadas mais conhecidas no Brasil são a Chapada Diamantina e a Chapada dos Guimarães.

Patamares

Os Patamares podem ser encontrados na região Nordeste do Brasil (entre a Serra da Borborema e as Depressões Sertanejas). Possuem superfície plana ou ondulada, intermediárias ou em forma de degraus entre áreas de altitudes mais baixas e mais elevadas

Montanhas

As montanhas são relevos resultantes do movimento das placas tectônicas, do encontro entre duas placas faz com que a superfície se eleve no decorrer dos anos e forma as estruturas montanhosas.


Vulcanismo

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.

Como ocorre o Vulcanismo

O vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo.

Classificações

         vulcanismo primário – ligado diretamente aos vulcões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com