TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Lala Lal Ingles Kkan Isaijd

Artigo: Trabalho Lala Lal Ingles Kkan Isaijd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Eclosão das formas instrumentais clássicas

A emancipação da musica instrumental que se iniciou no século XV se realizou plenamente na era barroca. Os instrumentos começam a descobrir sua individualidade e também começam a formar suas famílias. A família das cordas de arco começa a dominar a linha de frente dos consertos os famosos 24 violinos da corte francesa são formam a base da música.

Buscava-se a fineza dos timbres, a homogeneidade dos conjuntos, virtuosismo do solista, e no vocal a expressão.

Luteria

No final do século XVI, foi o auge da luteria principalmente no que diz respeito à construção de violinos isso após muitas pesquisas sobre a madeira, o verniz, e etc. O violino deixou de ser um instrumento considerado vulgar e estridente.

Os fundadores das duas grandes escolas de luteria italiana foram Gasparo da Saló, e Andrea Amati que foi aluno de Maggini. Depois dele Brescia, Nicolò Amati, Antonio Stradivari, e Giuseppe Guarnieri.

As violas antigas consideradas arcaicas ainda usadas na França e na Inglaterra. O órgão ganha um quarto teclado. É uma época rica de desenvolvimento de instrumentos grandes e elaborados dentre eles o cravo e o órgão.

A evolução do violino ajudou a desenvolver todos os demais instrumentos da musica concertante e tomou o lugar principal neste meio. O teclado após seu desenvolvimento garantiu seu triunfo de forma a ser um instrumento necessário.

O alaúde tornou-se símbolo da renascença e teve seu apogeu na primeira metade do século XVII que era um grande concorrente do cravo.

As formas musicais que eram tocadas como a sonata, tocata, canzone, sinfonia e peças de todo tipo eram uma experiência coletiva que não era uma instituição sua consciência da forma é, a principio, confusa.

Suíte

Usada principalmente por Alaudistas e Cravistas, sua forma era de danças a estilo medieval e no par pavana-galharda da renascença.

Eram peças em que se favorecia a certos momentos da musica solos e improviso em ritmos de panava e galharda, ou seja panava que era uma dança comum e galharda que era uma dança muito mais alegre, a Suíte era uma composição muito variável de mesmo tom.

Variações

Já difundia na época da Renascença, a variação explora os recursos do estilo de imitação, da harmonia, da instrumentação, do ritmo. Tem um papel capital no repertório dos organistas e cravistas, em particular nas formas de chacona ou de passacaglia, e na de coral variado.

A chacona e a passacaglia eram originalmente danças populares espanholas bastante vivas. Introduzidas na França, tornam-se danças de corte e aparecem no final das óperas-balés.

Fuga

É um estilo de composição contrapontista, polifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca. Na composição musical o tema é repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.

Jan Pieterszoon Sweelinck

Foi um compositor holandês, organista e pedagogo cujo trabalho remonta ao final da renascença e início da era barroca. Foi um dos primeiros compositores de teclado mais importantes da Europa, e o seu trabalho como professor ajudou a criar a tradição de órgãos do norte da Alemanha. Ao lado um dos dois retratos sobreviventes de Sweelinck, de 1606, atribuído a Gerrit Pietersz Sweelink, irmão do compositor.

Diderik Buxtehude

Filho de Hans Jansen Buxtehude, organista em Elsinore

Sonata

É uma peça que se opõe á cantata, uma peça “soada” em instrumentos.

Suas características são: adaptações instrumentais, seguindo o estilo da polifonia vocal. Isso ocorreu no séc. XVI.

Já no Séc. XVII Sonata surge como novidade do estilo concertante suscita , na mesma época da formação da cantata italiana , que se define em composições para instrumentos solistas e baixo continuo.

Nesse período sua característica comum era acentuar a individualidade dos instrumentos.

Vamos destacar os criadores da SONATA :

- Giovanni Gabrieli – (canzoni e sonata póstumas de 1615)

- Frescobaldi – (magníficas canzoni em três ou quatro seções de 1628)

Mas também temos três pioneiros notáveis que injustamente foram esquecidos pelos não- violinistas : Salomone Rossi (1570 – 1630), Biaggio Marini (?- 1665), e Marco Uccellini (1603 – 1680).

Um dos sucessos dessa época foi a Suíte de danças, impõe seu caráter à sonata nascente. Por ter encontrado seu lugar na igreja, eles viam o estilo como indecente, então surgiu a ideia de compor “sonatas de igreja”, a forma profana desse nome “sonata de câmara.”

Ainda no Séc. XVII apareceu a Sonata Barroca ou pré-clássica e o autor dessa sonata: Franz Von Biber. ( um dos principais criadores da técnica de violino moderna- admiráveis sonatas “do Rosário”para violino e baixo contínuo- Giovanni Battista Vitali e Antonio Veracini).

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com