TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de fisica

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de física

  5- O Rádio . Um pouco da história do rádio

 Foi o físico alemão Heinrich Hertz em 1887, o primeiro cientista a gerar e detectar ondas eletromagnéticas. Essas ondas são conhecidas como hoje como ondas de rádio ou ondas de radiofrequência. São usadas para aplicação de transmissões de sinais de rádio e tv.

 Em meados de 1931, utilizando ondas de rádio, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura construiu  aparelhos que utilizavam ondas de rádio para comunicação. No dia 3 de junho de 1900 realizou uma demonstração pública de telegrafia e telefonia sem fio entre o alto da avenida paulista e o bairro de Santana, em São Paulo, distantes de 8 km em linha reta.

Diversos cientistas e pesquisadores empenharam-se na construção de aparelhos que transmitissem imagens por meio de ondas eletromagnéticas. Ingleses e estadunidenses consideram como inventor da televisão o engenheiro escocês John Logie Baird. Em 1925, em Londres, ele conseguiu transmitir contorno de imagem em movimento tendo feito a primeira transmissão transatlântica de televisão entre Londres e Nova Iorque.

. Circuito oscilante e a modulação do sinal

Em transmissão radiofônica, as ondas sonoras são captadas pelo microfone. As vibrações da membrana do microfone geram um sinal elétrico (tensão ou corrente) que varia conforme a frequência da onda sonora, que está compreendida, entre 20 Hz e 20.000. Assim, o som captado pelo microfone é convertido em sinais elétricos de baixa frequência (audiofrequência-AF). Mas as ondas eletromagnéticas mais utilizadas nas transmissões radiofônicas têm frequências muito maiores da ordem 107 Hz a 109 Hz.

9- Telefonia móvel celular

A origem dos sistemas que operam os aparelhos de telefonia móvel, que hoje denominamos “telefones celulares”, está no inicio do século XX, em 1908, quando o fazendeiro e inventor Nathan Stubblefield registrou a primeira patente de telefonia sem fio no Kentucky, Estados Unidos. Seu sistema de telefonia era centralizado e operava de modo bem diferente dos atuais sistemas descentralizados, conhecidos como sistema de telefonia celular.

Cada célula tem estação-base composta de uma antena e um pequeno equipamento de radio transmissão. Para cada uso do serviço de telefonia móvel, é utilizada uma faixa de frequência apropriada, na região entre as ondas de rádio e as micro-ondas.

Por mais sofisticado que seja um aparelho de telefonia celular, tecnicamente ele tem as mesmas características de um radio. Uma eficiente combinação das tecnologias da radiodifusão e da comunicação sem fio. Entretanto, o telefone celular, como qualquer outro utensilio eletroeletrônico  apresenta alguns inconvenientes para o usario.

Em 2007, alguns estudos ainda inconclusivos relacionam o uso do celular com aparecimento de tumores menignos no nervo auditivo. Devido ao desconhecimento dos efeitos das radiações relacionadas à telefonias celular, as agencias reguladoras têm sugerido potencias cada vez mais baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com