Outras / Como O Alumínio é Encontrado Na Natureza

Como O Alumínio é Encontrado Na Natureza

Pesquisas Acadêmicas: Como O Alumínio é Encontrado Na Natureza
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  thiagogust  12 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 288   |   Páginas: 2
Visualizações: 96

5 – Como o alumínio é encontrado na natureza

O alumínio por ser um elemento com alto potencial oxidante, não é encontrado in natura, ou seja, puro na natureza. O alumínio, metal tão amplamente usado nos dias de hoje devido a características como leveza, resistência, aparência, entre outras, é encontrado formando compostos. A principal fonte de alumínio é a bauxita.

Bauxita

A bauxita é um mineral terroso e opaco, encontrado mais comumente em regiões de clima tropical e subtropical. Através dela, obtém-se alumínio.

É formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição, e composta principalmente de óxido de alumínio, além de sílica, óxidos de ferro e titânio. A bauxita ocorre em três formas principais dependendo do número de moléculas de água de hidratação e da estrutura cristalina. As três formas estruturais da bauxita são Gibsita – Al(OH)3 –, Boemita e Diasporita – ambas AlO(OH). A diferença principal entre as duas últimas é que Diasporita tem uma estrutura cristalina diferente da Boemita, e requer temperaturas mais altas para que ocorra desidratação.

Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros, coberto por solo e vegetação. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.

(Bauxita)

Em média, são necessárias 4 toneladas de bauxita para se obter 1 tonelada de alumínio. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável.

Cerca de 85% de toda bauxita produzida é utilizada como minério de alumínio. Outros 10% são usados em produtos químicos, abrasivos e produtos refratários. Os 5% restantes são usados para produzir abrasivos, materiais refratários e compostos de alumínio.

Procedimento da Bauxita – Alumínio

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauxita

http://www.infoescola.com/elementos-q

uimicos/aluminio/ ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+