Outras / Diferença Entre Desenho técnico E Desenho Artístico

Diferença Entre Desenho técnico E Desenho Artístico

Exames: Diferença Entre Desenho técnico E Desenho Artístico
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  reginar  02 junho 2013
Tags: 
Palavras: 1444   |   Páginas: 6
Visualizações: 939

3.0 Diferença entre desenho técnico e desenho artístico

O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na eletricidade.

O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Por meio de desenho artístico é possível conhecer e mesmo reconstituir a história dos povos antigos.

Representação egípcia do túmulo do escriba Nakht, século XIV a.C. Representação plana que destaca o contorno da figura humana.

Detalhes dos desenhos das cavernas do escriba Nat 14 A.C.

No desenho artístico, um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. Não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as ideias e sentimentos de seu artista, de maneira pessoal e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

O desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve. É destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas.

Desenho técnico mecânico

Desenho técnico de arquitetura

Nesses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas. No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

4.0 Modos de representações dos desenhos técnicos

Os desenhos técnicos são feitos por profissionais capazes de representar a ideias de um produto através de formas, d

imensões e posições. Estes profissionais elaboram um esboço, isto é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar, que serve para a aprovação do projeto. Após devidamente aprovados, é elaborado o desenho técnico definitivo também chamado de desenho para execução, contém todos os elementos necessários à sua compreensão. O desenho para execução, que tanto pode ser feito na prancheta como no computador, deve atender rigorosamente a todas as normas técnicas que dispõem sobre o assunto. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas:

4.1 Perspectiva: São técnicas representar para os objetos e situações como eles são vistos na realidade, de acordo com sua posição, forma e tamanho. Pode – se também ter a ideia do comprimento, da largura e da altura daquilo que é representado. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias