TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. ESTATÍSTICA

Trabalho Escolar: 1. ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

As primeiras estatísticas foram executadas para que os governantes das grandes civilizações antigas tivessem consciência das condições que o Estado possuía e de que maneira estavam distribuídos junto a população. O primeiro dado acessível a respeito de um levantamento estatístico foi exposto por Heródoto, que assegurava ter realizado em 3050 a.C. um estudo das riquezas da população do Egito com o objetivo de verificar quais os recursos humanos e ecológicos acessíveis afim de realizar a construção de pirâmides.

Até o inicio do século XVII, a Estatística ficou limitada ao estudo dos “assuntos de Estado” (dados sobre colheita, população, impostos, etc.), só então, com os aritméticos políticos, iniciou-se na Inglaterra uma fase de desenvolvimento voltada para à analise dos fenômenos observados.

A palavra “estatística”, segundo alguns autores, surgiu no século XVIII mencionado pelo alemão Gottfried Achemmel (1719-1772)

Estatística é uma ciência que extrair informação de dados para obter uma maior clareza das situações. Para isso deve-se realizar há coleta, organização, analise, resumir e então gerar uma apresentação das informações.

Para resolver problemas com o auxilio da estatística, primeiramente deve ser planejada a experiência que nos permitirá reunir as informações (dados), para que em seguida, seja possível retirar o máximo de informação importante para a questão em estudo.

Após obtenção dos dados deve-se então agrupá-los, sob a forma de amostra, reduzindo-os. Posteriormente a finalidade do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, empregando técnicas estatísticas apropriadas, as quais destacam todo o potencial da Estatística, na medida em que irão propiciar a retirar de conclusões a respeito do estudo, regrado por uma pequena amostra, fornecendo-nos até uma medida do erro cometido para mais e/ou para menos.

A estatística pode ser praticamente empregada em todas as áreas do conhecimento, nas ciências exatas e tecnologia a estatística é fundamental. Não podemos deixar de citar a área de biometria e ciências humanas. Atualmente até áreas conservadoras como a sociolinguística e variação linguística estão utilizando modelos estatísticos.

2. RAMOS DA ESTATÍSTICA

A estatística é dividida em três grupos principais:

- Descritiva ou dedutiva que é aquela que descreve e analisa grupos de observações (amostras); uso de medidas e formas de representação (tabelas, gráficos, ...)

- Inferencial ou indutiva que é o processo de generalização a partir da análise e interpretação de dados amostrais.

- Probabilidade que é parte da estatística que utiliza métodos e técnicas apropriadas para o estudo de processos com margem de incerteza.

3. DEFINIÇÕES E CONCEITOS

População: conjunto tomado como referencia na observação de um fenômeno, podendo ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.

Amostra: Parcela de uma população, seu uso gera economia e rapidez.

Amostragem: Técnica para escolher amostras que garantem o acaso na escolha, ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido.

Tipos de Amostra: Amostra casual ou aleatória que é a técnica onde cada elemento tem a mesma probabilidade (sorteio) e amostragem proporcional estratificada que é quando a população é dividida e a amostragem é proporcional (ex.: uma amostra de 10% da população de um bairro).

Amostra sintética: depois dos elementos da população estarem ordenados, faz-se uma amostra sintética.

Variáveis: Conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, podendo ser quantitativo (continuas, discretas) ou qualitativos (sexo, cor, etc).

Fenômeno: qualquer fenômeno que se pretende analisar, desde que possível aplicar método estatístico, podendo ser coletivo, individual ou de multidão.

Dado: é o que será coletado, é a matéria-prima que serão aplicados os métodos estatísticos.

Parâmetros: São valores singulares que existem na população e que servem para caracteriza-la. Deve ser examinar toda a população

Estimativa: é um valor aproximado do parâmetro, é o calculo com uso da amostra.

Media: é a media que se faz somando todos os dados obtidos e dividindo a soma pela quantidade total de dados

Mediana: Coloca-se os dados em ordem, aquele que ficar exatamente no meio ou caso o conjunto de dados tiver numero par, deve-se somar os dois pontos que estiverem bem no meio do conjunto e então dividi-lo por dois.

Moda: é o dado que mais aparece, ou seja, que mais se repete no conjunto. Pode ser bimodal (quando tiver duas entradas que se repetem com mesma frequência), amodal (quando não se tem uma moda) ou multimodal (quando são mais de duas entrada repetida com mesma frequência)

Media ponderada

4. COLETA DE DADOS E APRESENTAÇÃO

Entre os dias nove e onze de setembro, fora realizada coleta de dados no Restaurante Prato da Casa, localizado na avenida Fernando Correia. A coleta de dados consistia em descobrir qual a idade dos frequentadores do restaurante.

Foram obtidos os seguintes dados: 11 – 12 – 13 – 14 – 16 – 17 – 17 – 18 – 18 – 18 – 19 – 19 – 19 – 20 – 20 – 20 – 20 – 20 – 21 – 21 – 21 – 21 – 21 – 21 – 21 – 22 – 22 – 22 – 23 – 23 – 23 – 24 – 24 – 24 – 25 – 25 – 25 – 25 – 26 – 26 – 27 – 27 – 27

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com