TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ampulheta De Gallahue

Artigos Científicos: A Ampulheta De Gallahue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  5.591 Visualizações

A ampulheta heurística representa o aspecto descritivo do desenvolvimento motor ao longo da vida do indivíduo em desenvolvimento típico.

O triângulorepresenta uma visão explanatória do desenvolvimento. Ambos são úteis para se compreender o desenvolvimento motor. Em geral, a maioria das crianças tem o potencial de desenvolvimento por volta dos 6 anos deidade para atuar em um estágio de maturidade da maioria das habilidades de movimento fundamental e iniciar a transição para a fase de movimento especializado.

As fases da ampulheta são divididas emreflexivas, motora rudimentar, fundamental e especializadas.

Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexivos. Os reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente, queformam a base para as fases do desenvolvimento motor.

Os reflexos primitivos podem ser classificados como agrupadores de informações, caçadores de alimentação e de reações protetoras.

Os reflexos posturaiscompõem a segunda forma de movimento involuntário e são notavelmente similares, na aparência, comportamentos voluntários posteriores, mas são inteiramente involuntários.

Fase de movimentos rudimentaresAs primeiras formas de movimentos voluntários são os movimentos rudimentares, observados no bebe, desde o nascimento até, aproximadamente, a idade de 2 anos. Os movimentos rudimentares ,sãodeterminados de forma maturacional e caracterizam se por uma seqüência de aparecimento altamente previsível.

Fase de movimentos fundamentais

As "habilidades motoras fundamentais" da primeira infância sãoconseqüência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. Esta fase do desenvolvimento motor representa um período no qual as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e naexperimentação das capacidades motoras de seus corpos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com