TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Dissertações: A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

A Arte da Guerra

Introdução

O livro A Arte da Guerra foi escrito no século IV a.C por Sun Tzu, um filosofo estrategista chinês, onde escreveu sua obra verticalmente em tiras de bambus com 20 centímetros cada, cada tira possuindo entre 15 e 20 ideogramas e as uniu minunciosamente possuindo treze capítulos onde contém “os segredos” para o sucesso, baseado em cinco fatores fundamentais: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina.

Onde possuem também ideais muito importantes como: “Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo”, “Evite a força, ataque a fraqueza” ele sempre vencia as guerras da forma mais eficaz e eficiente possível, muitas vezes ate sem desembainhar sua espada, pois não buscava glória e sim a vitória. Ele avaliava cada variável contida em uma guerra, como o ambiente externo, as ordens do seu oponente, podendo assim decifrar o seu inimigo, seu exército e como maneja-lo em determinada situação, o confronto direto e indireto e até quando recuar.

Desenvolvimento

Sun Tzu foi contrato pelo Rei Hu Lu governante do estado chinês Wu, pois estava tendo ameaças do Rei Tchu, para saber se Tzu era realmente tão bom general. o Wu o desafiou a treinar as mulheres do seu reinado, as quais nunca haviam participado de guerras ou quaisquer treinamentos bélicos e o general afirmou que conseguiria transformá-las em força militar, assim as levou para treinar e escolheu as duas mais “valiosas aos olhos do rei” para serem as comandantes dos pelotões para supervisionar as outras. Após ensinar como fazer os movimentos de um guerreiro, mandou as mulheres fazerem os gestos aprendidos, mas elas riram, então ele repetiu as ordens de forma mais clara demostrando a elas lentamente como o fazer e ordenou que quando os tambores soassem elas o fariam, porém elas riram novamente. Ele tinha a seguinte teoria: “Se as instruções de comando não foram bastante claras, se não foram totalmente compreendidas, então é culpa do general, porém se as ordens são claras e os soldados, apesar disso desobedecem, então é culpa de seus oficiais”, então decapitou as duas oficias em frente a todas as outras, pois a guerra é entre a vida e a morte e assim as mulheres conseguiram fazer seus ensinamentos sem hesitar e assim tinha um exército motivado. Com isso seu exército de mulheres estava pronto demonstrando sua capacidade de treinar e disciplinar soldados e então o Rei nomeou general de suas tropas.

Sun Tzu possuía muito ideias que o levavam ao sucesso bélico como “Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e em batalhas você nunca correrá perigo.” Por isso sempre contava com ajuda de espiões, e sempre tomava cuidado para que um espião não entrasse em seu território, pois assim ele sabia onde o inimigo estava e poderia planejar emboscadas perfeitas.

“Evite a força, ataque a fraqueza” Pois o objetivo é vencer e não a gloria, pois em batalhas perde-se vidas e dinheiro se conseguir ganhar sem confronto é ser astuto e vitorioso

33 mil homem 10 para 1, ele pegou o inimigo desprevenido, então o enfraqueceu atacando com velocidade

Sun tzu avaliava todas ás possíveis variáveis antes de atacar seu inimigo, ele avalia o ambiente externo, em que área é favorável atacar, onde é favorável acampar, correr, os lugares para te “temer” e passar rapidamente antes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com