TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Como Emancipação Humana

Pesquisas Acadêmicas: A Avaliação Como Emancipação Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A avaliação educacional é de grande importância na vida social de seus avaliados. A avaliação permite ao professor adquirir elementos de conhecimentos que o tornem capaz de situar, de forma mais correta e eficaz possível, a ação de estímulo, de guia ao aluno permitindo que o mesmo verifique em que aspectos ele deve melhorar em seu processo de aprendizagem.

A seguir, serão apresentados dois instrumentos de avaliação os quais são: Prova (Objetiva e Dissertativa) e a Autoavaliação.

Prova Objetiva: Refere-se a perguntas diretas que pedem respostas minimizadas, onde é possível apenas um resultado. Sua atribuição é avaliar o quanto de dados singulares e específicos do conteúdo o aluno aprendeu. Para a aplicação da prova objetiva é necessário que o professor selecione os conteúdos que serão aplicados nas provas e que elabore instruções em relação a maneira mais adequada de responder as perguntas, ou seja, os alunos precisam compreender claramente o que pede cada questão. Deve ser estabelecido também o valor de cada questão e multiplicá-lo pelo número de respostas corretas.

Prova Dissertativa: Para a efetuação dessa prova o aluno irá defrontar-se com perguntas que exploram a sua capacidade de analisar e julgar os conteúdos das relações estabelecidas. A função principal desse instrumento avaliativo é formular ideias e transmiti-las para o papel, abstrair fatos e verificar a capacidade de analisar o problema central dando ao aluno a oportunidade de expor seus pensamentos, interpretar e se expressar. Para a aplicação dessa avaliação o professor formulará poucas questões para que o tempo seja suficiente para o aluno compor seus pensamentos. Para o processo de análise dessas questões o professor deve definir também o valor de cada pergunta.

Autoavaliação: Trata-se de um diagnóstico oral ou por escrito de maneira livre, ele é fundamental porque é o momento em que o aluno poderá avaliar o seu próprio processo de aprendizagem e comportamento. Sua função está na condição do aluno analisar seus pontos fortes e fracos e destreza e atitudes. Para seguir esse processo o professor deve entregar ao aluno um roteiro de autoavaliação contendo listas de habilidades e comportamentos e peça que ele indique aquelas em que ele se considera apto e as que se considera inapto. Esse documento deve ser usado na aplicação de novos conteúdos curriculares.

Após a execução da prova e com os resultados obtidos, o professor deverá fazer a correção da mesma junto aos seus alunos para que os mesmos possam identificar onde ocorreu o desacerto e juntos professor e aluno buscar encontrar soluções favoráveis.

A escolha da prova como instrumento de avaliação se deu pelo fato de que mediante a aplicação da prova o professor poderá diagnosticar o rendimento escolar de seus alunos se são satisfatórios ou não. Caso o resultado não seja satisfatório, o educador poderá procurar aperfeiçoar sua praxe docente para promover a recuperação do educando que está com dificuldades. Agindo dessa forma, o professor poderá compreender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem com cargas de conhecimento diferentes entre si. Quanto à escolha da autoavaliação o professor tomando conhecimento das necessidades do aluno, logo poderá elaborar atividades individual ou coletiva para ajudar o educando a superar seus obstáculos.

A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Partindo de uma linha emancipatória,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com