TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Exames: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Como sabemos a EJA, (Educação de jovens e adultos), há algum tempo atrás não tinha muita prioridade para o governo, e de acordo com o IBGE o Brasil possui 15 milhões de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais, e a maior parte delas se encontram no Norte e Nordeste. Porem nos últimos anos tem se valorizado, mas ainda há bastante preconceito por parte de professores, escolas a até mesmo entre os próprios alunos, é uma modalidade da educação reconhecida na LDB 9392/96 que fala que a educação de jovens e adultos será destinada a aqueles que não tiveram acesso e continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

A EJA é o processo pelo qual as pessoas que, não frequentaram regularmente uma escola, se engajam em atividades definidas e organizadas com objetivo de melhorar sua formação, seus conhecimentos, sua compreensão, sua qualificação, seu julgamento, suas atitudes, visando o seu aperfeiçoamento pessoal ou à elevação de seu desempenho na sociedade.

A pessoa adulta que entra para o EJA, já tem uma idade madura e uma variedade de experiências e conteúdos aprendidos ao longo da vida, ela traz consigo uma grande sabedoria tem uma personalidade formada, é um individuo socializado, possuem valores, normas de vida e hábitos. Muitas dessas pessoas entraram no mundo do trabalho ainda muito jovem, outros tiveram a responsabilidade com a família e não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola. A educação de jovens e adultos é uma educação para o desenvolvimento da pessoa humana, e vai muito além de educar, de reunir pessoas em sala de aula e transmitir conhecimento, é papel do professor do EJA, entender melhor o aluno e a realidade do seu dia a dia, buscando acreditar no crescimento pessoal e profissional, assim não basta querer apenas ensiná-lo a ler e escrever seus nomes tem que oferecer uma educação de qualidade, sempre pensando no bem do aluno.

E para que essa educação seja continua tem haver projetos e atividades, não somente para diminuir o analfabetismo, mas também ter a preocupação com a cultura do aluno, e com sua preparação para o mercado de trabalho, é importante também que a escola desenvolva no aluno suas capacidades profissionais.

Como nos cita Paulo Freire (1979, p. 52), “toda ação deve ser analisada de forma concreta, levando em conta a realidade do educando e tendo o homem como sujeito e não como objeto”.

Na nossa atual realidade que vivemos hoje, em um mundo letrado, com tantas tecnologias, “os educadores devem exercitar seu papel “criativo-gerador”, ou seja, juntamente com seus companheiros devem pensar sobre o que fazem encontrar melhores soluções, diagnosticar problemas, formular hipótese de trabalho, escolher materiais, planejar experiências, relacionar conhecimentos, buscar novos caminhos”, Sacristán (2000.p.179).

A educação tem como principal meta a de auxiliar na transformação da sociedade, e projetos como o MOVE/EJA, foram criados para que nosso país seja melhor, este projeto visa à mobilização da sociedade civil, estabelecendo parcerias para superar os índices de analfabetismo e a baixa escolaridade da população, e tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos o direito da escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabeto, incluindo-o no campo dos direitos, tem como perspectiva motivar os educandos para a continuidade dos estudos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com