TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia E O Problema Económico

Trabalho Escolar: A Economia E O Problema Económico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 7

1.1. A Economia no contexto das Ciências Sociais

O ser humano, como vive em sociedade, tem necessidade de se relacionar com outros indivíduos, com a Natureza e com algumas instituições. As ciências que estudam essas relações denominam-se Ciências Sociais, sendo a Economia, entre outras, um exemplo.

As ciências sociais dedicam-se ao estudo dos fenómenos sociais, procurando compreendê-los e encontrar respostas para os seus problemas.

Ciências Sociais – Ciências que se dedicam ao estudo dos fenómenos relacionados com a vida dos indivíduos em sociedade.

Exemplos: Economia, História, Geografia, Direito, Sociologia…

Realidade Social – Conjunto de fenómenos sociais que podem ser observados numa sociedade em cada momento. A realidade social é una, complexa e pluridimensional.

O desemprego, consumo, a produção, entre outros, são fenómenos que resultam da interacção dos indivíduos na sua vivência em comunidade. Estes fenómenos têm grande impacto na vida das pessoas, pois podem afectar a sua qualidade de vida.

O desemprego, consumo, a produção, entre outros.

Basta imaginar a situação de uma pessoa que fica desempregada de um momento para o outro, dependendo exclusivamente de rendimentos do trabalho. Esta pessoa, enquanto não obtiver outra fonte de rendimento, terá dificuldade em suportar os seus encargos. Neste caso, o fenómeno do desemprego leva a uma diminuição da sua qualidade de vida, pois essa pessoa deixou de receber o rendimento que lhe permitia adquirir os bens de que precisava para satisfazer as suas necessidades.

As ciências sociais estudam estes fenómenos, procurando compreender como vivem os indivíduos em sociedade. Elas analisam a realidade social, isto é, o conjunto de fenómenos sociais que podem ser observados numa sociedade em cada momento. E a realidade em que a sociedade moderna se encontra é extremamente complexa, fazendo com que seja essencial uma análise aprofundada de vários ângulos diferentes.

A realidade social é una, não se decompõe em partes, sendo por isso fundamental proceder à análise de todas as perspectivas.

A economia fornece uma dessas perspectivas enquanto ciência que se dedica ao estudo dos fenómenos sociais na sua vertente económica.

Objecto de estudo das Ciências Sociais é o comportamento do ser humano em sociedade, representado através dos fenómenos sociais.

As ciências sociais fornecem contributos distintos, mas que se complementam, pois cada uma aborda a realidade social de forma diferente, debruçando-se apenas sobre alguns dos seus aspectos.

Cada ciência aborda a realidade social de modo diferente

Fenómenos Sociais – São aqueles que resultam da vida em sociedade e que, dada a sua complexidade, têm de ser analisados no seu contexto global.

Nenhum fenómeno pode ser observado de forma isolada, pois faz parte de um todo que é preciso estudar a vários níveis.

Os fenómenos sociais são, assim, muito complexos e pluridimensionais, considerando-se por isso “fenómenos sociais totais”

Fenómenos sociais totais – Forma como são entendidos os fenómenos sociais, devido à sua complexidade e pluridimensionalidade, e que faz com que seja necessário analisá-los em todas as suas vertentes.

Fenómenos Económicos – Fenómenos sociais sob uma perspectiva económica.

Interessam particularmente à ciência económica.

Constituem apenas uma das vertentes do “fenómeno social total”. Dizem respeito sobretudo à Economia.

As associações e clubes de futebol financiam-se através da comercialização dos bilhetes dos espectáculos desportivos, da publicidade feita pelas empresas em troca de patrocínios, de doações e, entre outras, das mais-valias que obtêm pelo intercâmbio de desportistas (transferência de jogadores).

O desporto de alta competição pode até promover uma região ou um país, dando-lhe alguma projecção internacional quando os seus desportistas apresentam bons resultados.

Principais Fenómenos Económicos

A Produção; A Distribuição; A Repartição dos Rendimentos; O Consumo; A poupança.

1.2. O objecto de estudo da Economia

Diariamente, utilizamos bens que, individualmente, seriamos incapazes de produzir, utilizamos o gás para aquecer o leite, consultamos os jornais, andamos de autocarro, de comboio, de metro, vamos ao cinema.

Verificamos através deste exemplo as dificuldades que teríamos de enfrentar se outros não produzissem e não oferecessem todos estes bens e serviços.

Constatamos, também, que não podemos dispor de todos estes bens que desejaríamos, pois os nossos rendimentos são limitados.

Para além de sermos interdependentes uns dos outros, temos recursos insuficientes perante os nossos desejos e necessidades, enfrentamos, diariamente, um ou vários problemas económicos.

A economia é uma ciência social e o seu objecto de estudo é a realidade social.

A economia estuda a sociedade de forma diferente da Sociologia ou do Direito porque dispõe de objectivos diferentes, recorre a técnicas e instrumentos diferentes das outras ciências.

1.2.1. O problema económico e a necessidade de efectuar escolhas

Em cada momento somos confrontados com a situação de os recursos serem escassos perante o desejo de satisfazermos necessidades que são ilimitadas. Este problema, os recursos escassos e as necessidades ilimitadas, obriga-nos a fazer opções.

Estas opções não são, no entanto, realizadas ao acaso, seguem princípios que estão relacionados com as prioridades que estabelecemos para a realização das necessidades, haverá certamente necessidades mais importantes do que outras e que, uma vez concretizadas, nos permitem alcançar maior bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com