TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação E A Nova Sociedade

Exames: A Educação E A Nova Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Nos últimos anos a sociedade sofreu uma mudança radical, que foi a democratização do conhecimento. No entanto, apesar de já vivenciarmos num mundo onde as máquinas deixam de ser o bem mais valioso e o conhecimento toma este espaço, as escolas permanecem preparando seus alunos para a sociedade industrial. Ela continua despejando informações nas cabeças de seus alunos de forma fragmentada e cartesiana. Não se exige reflexão e criatividade. Ela exige apenas memorização e repetição, exatamente como era exigido na produção industrial. A nossa educação ainda sofre com as heranças das escolas de massas.

É crucial que a escola admita a existência de uma nova sociedade, pois o que acontece fora da escola a afeta, e ela não pode fechar os olhos. Aceitar que a sociedade se modificou implica em repensarmos na educação.

Então, que tipo de educador seria o ideal para essa nova sociedade? Talvez o professor mais adequado seja o que Rubem Alves chama de "professor de espantos". Um professor que não ensina nada. Isso porque o aluno não precisa saber nada. Não precisa saber de datas, fórmulas ou conteúdo, pois ele pode acessa-los a qualquer momento, hora ou lugar. Isso está em todo lugar: internet, livros... Hoje a sociedade precisa de um professor que tenha a função de provocar a curiosidade dos alunos. Que os faça pensar. Que crie neles a alegria em pensar. Como nos diz Rubem Alves em seu livro "Ao professor, com meu carinho" o aluno não precisa da faca e do queijo nas mãos, ele precisa da fome. "Sem fome, o corpo se recusa a comer".

Para tanto, o educador deve modificar suas práticas e pensar em formas alternativas para formar seus alunos. As aulas devem tornar-se mais dinâmicas e interessantes. O professor deve acabar com seu conteúdo pragmático tradicional e fazer com que o aluno colabore, contribua e construa novos conhecimentos. Ele tem que incentivar o aluno a querer saber, a pesquisar, a usar as mais diversas formas de tecnologias a seu favor.

O trabalho do professor é sem duvida um dos mais importantes da sociedade ele não somente transmite conhecimentos mais também é formador de opiniões e de pessoas, seu papel é tão importante ao ponto de marcar de maneira definitiva a vida das pessoas, pois durante muitos anos em nossas vidas o professor é uma figura indispensável, o professor de hoje tem que ser psicólogo, pai, mãe, orientador e principalmente amigo.

Para isso antes de qualquer coisa é preciso que o professor entenda que o aluno de hoje é completamente diferente do que fomos. Hoje um aluno pode conhecer História e Geografia apenas com um click no mouse. Tudo isso traz um grande impacto para nossa sociedade que cada dia mais está conectado com e-mails, celulares, sites de noticias e etc.

O professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem necessita contemplar não somente aos conteúdos das matrizes curriculares, mas também os "Temas Transversais" (ética, pluralidade cultural, meio-ambiente, orientação sexual, saúde) e valores que são indispensáveis para a formação de cidadãos críticos, responsáveis, conscientes de seu papel social e de seu poder de transformação com agentes sociais ativos.

Os temas transversais são conteúdos que não fazem parte da grade curricular, porem deve ser trabalhado em sala de aula, pois tem como objetivo buscar questões sociais que possam contribuir para a construção de uma cidadania mais justa e democrática, fortalecendo assim a compreensão da realidade e a participação social de cada um.

Cabe à escola a tarefa de educar os indivíduos para uma sociedade que está em constante mutação. Ela tem de reinventar os seus espaços com criatividade e estimular em seus alunos um espírito investigador. Para o Estado então, fica a responsabilidade de renovar o currículo escolar, que já não atende mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com