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A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SUAS REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

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Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  329 Visualizações

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A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO INFANTIL

Artigo por Loraine Sibele de Lima Cortez - quarta-feira, 30 de novembro de 2011

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Todo e qualquer processo educacional leva a um fim

Resumo

O presente trabalho discute as mudanças que têm ocorrido ao longo do tempo no âmbito da educação, como se deu a trajetória sócio-histórica, desta forma, buscando contribuir para uma reflexão que a ponte para a importância da interface do universo infantil. Inicialmente, delimita configurações sobre os primeiros passos da educação e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou aos indivíduos características que se refletiram ao longo das sociedades.

Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais os fatores sociais que intervieram nos processos educativos e como se integram. Ainda discutiremos sobre o contexto social no mundo e no Brasil. Em seguida, faz-se uma abordagem sobre a importância da política, o que garantiu direito às crianças a um ensino de qualidade, situando famílias à assistência social devida.

Conclui discorrendo como a interface dos grandes idealizadores que contribuíram para um caráter social e educativo, apontando atribuição profissional dos educadores e das grandes ideias que surgiram ao longo dos anos, que vieram garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças.

Introdução

Segundo Noé (2000), a gênese da Educação Infantil parte de uma retomada histórica, que orienta o próprio pensamento educativo. Na antiguidade não existia um conceito formado sobre a infância, o que resultaria na falta de conhecimento quanto às peculiaridades infantis. Sendo assim, com as mudanças sociais e o avanço crescente da ciência, há diminuição do índice de mortalidade infantil, isso traz transformações no âmbito familiar, e a família passa a exercer a função de educar, surgindo assim, um sentimento diferente que considera a criança ingênua, gentil e graciosa, servindo muitas vezes como distração ao adulto.

A educação é em suma um processo universal, por se tratar de um processo que escraviza e liberta simultaneamente. Na verdade todo e qualquer processo educacional leva a um fim, conduz à formação de um ser humano e tem uma teoria e uma prática social determinada, tenha ou não o educador consciência disso (Dewey, 1971). A partir dos pressupostos citados acima, a história da educação é escrita junto à história da humanidade, isso nos mostra que os homens primitivos conviviam de forma social, embora em estado rudimentar de civilização, portanto, é a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência (Cambi, 1999).

Até o inicio do século XX no Brasil, no que tange a educação, a preocupação do governo era a formação da elite, o que levou a concentrar seus esforços apenas na educação secundária e superior. Apenas na década de 20, o modelo existente "da Elite", é substituído pelo sistema nacional de educação, que tinha por objetivo dar suporte à educação básica, ou seja, educação para todos de forma igualitária (Saviani, 2008)

A educação é algo recente na história da sociedade brasileira, uma constatação evidente é a de que, investigar os processos dos aprender é fundamental para ampliarmos a compreensão das formas, de como em tempos e espaços distintos homens e mulheres organizam sua vida (Borges, 1987).

A compreensão das mudanças ocorridas ao longo do tempo é tema atual e desafiador para a instauração de um trabalho de qualidade social junto às crianças e famílias usuárias de creches e pré-escolas. As transformações do ponto de vista legal, social e educacional, determinam diretrizes e parâmetros de atuação, que suscitaram a necessidade de um reordenamento na estrutura funcional e organizacional do sistema, principalmente naquelas voltadas para o atendimento de crianças pobres, pois a sua abrangência, além da esfera da Assistência Social, alcançou a da educação, tendo esta um papel primordial.

Desta forma o objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sócio-histórica de diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade e como estes processos influenciaram o decorrer da educação infantil. O Homem Primitivo e suas fontes históricas de Educação A educação é um fato primitivo social tão antigo quanto o próprio homem, sua prática se dá desde que este apareceu na terra, ou seja, desde que se formou a família humana. Assim, inicia-se a História da Educação com o da História da Humanidade.

ra tanto, não consideramos o homem primitivo como um ser animalizado, incapaz de raciocinar, desconhecendo qualquer convenção ou norma social, mas um ser perfeitamente caracterizado, embora em estado rudimentar de civilização (Bello, 1978). Para Bello (1978), fontes históricas são todos os elementos que de algum modo possam contribuir para o conhecimento, a interpretação ou a autentificação de um fato da história.

Sendo assim, são constituídas pelos restos e produtos pré-históricos, e principalmente, pela vida e costumes dos selvagens atuais. É inteiramente informal essa educação, processando-se através da imitação natural e espontânea das atividades dos adultos por parte da criança, revestindo-se também, de um sentido essencialmente místico. A Importância da História da Educação O eixo acerca da história e da pedagogia passa por reflexões sobre teorias que têm por objeto a ação humana.

A história é dada como a interpretação ativa, transformando o homem através do tempo. A pedagogia parte da teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural (Aranha, 1996). Segundo Aranha (1996), a partir das relações que se estabelecem entre si os homens criam padrões de comportamento, instituições e saberes, o que lhes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em uma determinada cultura.

Portanto, é a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência. Esse processo, no entanto, não é isento de distorções. Nas sociedades tribais a cultura global é transmitida de maneira informal pelos adultos, dessa forma atinge todos os indivíduos. Nas sociedades

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