TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MIDIA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DA MIDIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS E SUAS CONEXÕES COM AS RELAÇÕES SOCIAIS

Exames: A INFLUÊNCIA DA MIDIA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DA MIDIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS E SUAS CONEXÕES COM AS RELAÇÕES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Mídia palavra derivada do Latim medius que quer dizer meios ou instrumento mediador. Em inglês a palavra foi usada pela primeira vez em 1923, para designar os mass media ou meios de comunicação de massa. Mas no Brasil a expressão mídia por pronuncia herdada do inglês e não do latim é usada indiscriminadamente no plural. Mídia conjunto dos meios de comunicação significa aquele que esta no meio, extensão e habilidade de comunicação do homem, a comunicação é uma das maiores preocupações do homem desde que se tem notícia de sua existência busca forma de se expressar e se comunicar-se com os meios que vivem nos primórdios da existência a comunicação era uma boa arma para a sobrevivência, a partir dessa torna-se possível a convivência em grupo, troca de informações sedimentares.

Comunicação, ato ou efeito de comunicar-se, passagem, informação, mensagem conjunto dos meios de comunicação: jornais, revistas, livros, televisão, rádios, computadores e suas façanhas, etc. Servem como informações, entretenimento, mas também pode manipular os jovens, crianças e adultos. Em particular o departamento das agencias de propaganda encarregado de avaliar os veículos de comunicação, datas, horários, no caso do radio e TV, regras no caso de publicações e imprensas, espaços virtuais ou locais (publicidade de transito e autdoors, etc.), mais indicado para a transmissão de mensagens publicitárias.

O papel da mídia é de fundamental importância na história da humanidade, por isso deve ser baseado exclusivamente no bem estar comum, nutrindo a solidariedade, apontando soluções quando possível, criticando quando necessário, mas sempre mantendo a ética profissional. Como bem definiu o canadense Marshall Mcluhan(mídia e pois todo e qualquer meio que sirva de transporte para transmitir sinais de mensagens, começando pela voz, passando pelosos aparelhos de comunicação e finalizando com a camiseta serigráfica.

Atualmente em todo o mundo, a discussão em prol da ética na mídia tem gerado polêmica, pois muitas vezes os meios de comunicação rompem com essa ética em prol de interesse particular, financeiros ou políticos. O papel da mídia como agente formadora de opiniões tem sido duramente criticado, dar se pelo o abuso de liberdade de expressão garantido aos profissionais da área.

Nem sempre os profissionais da área agem com responsabilidade, ao contrario, muitos apostam em campanhas de ódio e de disseminação de noticias dramáticas e sensacionalistas que alimenta a violência, visando à lucratividade máxima para as empresas de comunicação. Esse tipo de atividade evidencia que, com algumas exceções, a mídia tem sacrificado a qualidade em nome do lucro imediato que as noticias negativas trazem. Felizmente existem as exceções, e muitos profissionais ligados a mídia divulga informações positivas e construtivas que expandem os horizontes de receptadas mensagens. São esses profissionais que merecem respeito e admiração, pois eles defendem também a paz mundial.

2 DESENVOLVIMENTO

A mídia influência o comportamento do jovem ou é o contrário os jovem que influência a mídia, a mídia é capaz de transformar tudo desde ideologia, opiniões, sonhos, só que os jovens têm possibilidades de transformar a mídia, pegando tudo que é de melhor o lado bom que ela nos oferece, nos vivemos numa sociedade midiática à mídia é imagem da sociedade, temos que ter uma mídia que não seja conformada, que não exista só para reforçar os valores que já existem na sociedade e sim uma mídia que transforme o mundo, podemos usá-la para mudar o que esta errada os jovens tem que transformar mais a mídia do que a mídia transformar os jovens. Nos centros urbanos menores a mídia consegue ter maior influencia sobre os jovens.

Desde o momento em que você nasce sempre há alguém apontando ou dizendo o que e como você deve comer o que estudar ou até mesmo que desenhos animados deveram assistir; tentam ter controle sobre você, dizendo o que é certo ou errado, nas novelas mostram que o racismo é crime e feio, mostra que o homossexualismo é normal, de varias formas tentam influenciar você, até que ponto você é livre?Se muitas vezes parece que não temos escolhas, fazem nos sentir como se estivesse uma arma apontada para nossa cabeça dizendo sempre o que temos que fazer, a imagem é tudo ,então trabalhe, estude, consuma,dizem que você é tudo que tem. Todos nós somos manipulados em todos os momentos somos vigiados pela sociedade, a religião nos diz que sexo antes do casamento é pecado então se case. Por muitas vezes nos fazem sentir pressionados com tantas pessoas nos dizendo seja bela,seja magra,tenha um corpo perfeito, somos coagidos e bombardeados de todos os lados, que muitas vezes nos sentindo pressionados a uma serie de regras e modismo que regem nossos comportamentos, porem somos obrigados a seguir essas regras se quisermos ser aceitos pela sociedade.

O poder da mídia, os jovens pagam para vivenciar o esvaziamento, para fugir do excesso de exigências de sua vida, acabam buscando referências confiáveis na mídia, até mesmo os jovens cristãos caem nesta rede de influencias da mídia, tudo isso já virou cultura consumismo e mídia, a maioria dos jovens fazem isso para se sentir parte de uma comunidade ou grupo, já as crianças simplesmente repetem o que os adultos fazem se você grita com ela, ela acaba gritando com você, se você é violento ela se tornará um adulto violento também. Para atingir seus objetivos as grandes marcas criou estereótipos ou tribos. Quando consome as expectativas da aquisição é mais interessante vivida que a própria posse do produto. A imagem do artigo é muitas vezes mais importante que o artigo em si. A relação do jovem com a internet, também altera a forma como se relaciona com o mundo real. O mundo paralelo, arquetípico, fantástico ganha vida: MSN, Orkut, etc.

Os meios de comunicação servem para enumeras coisas: divertir, educar, resolver problemas pessoais, animar seu domingo. E o melhor a mídia só quer mostrar a verdade, a mídia é demais. Parabéns se é assim que você pensa, você é mais um alienado da televisão brasileira. A população tem acesso a vários meios de comunicação, mas e na televisão que se baseia. Em 2002, foi constatado que 89,9% dos domicílios brasileiros tinham pelo menos um aparelho de televisão, e de La para cá esse numero já evoluiu muito. Você já parou para pensar que influencia a mídia tem em sua vida? Será que tudo que passa na TV e verdade? E o que não passa é mentira? Mas até onde a televisão influencia você. Que garota não teve uma dessas pulseiras que a Jade da novela (o Clone) ou não repetia a frase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com