TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO

Por:   •  8/9/2015  •  Artigo  •  6.227 Palavras (25 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 25

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES, CONCEITOS E PERSPECTIVAS

Orientadora: Profª Maria Inês Cometti de Souza

RESUMO

O presente estudo traz algumas teorias motivacionais a respeito comportamento humano nas organizações. A direção do comportamento motivacional é uma questão de processos e estruturas que dão sentido aos estímulos internos ou externos, dirigindo a ação humana no sentido da satisfação de necessidades. Sendo a motivação uma dinâmica de caráter eminentemente interior, um ponto de partida importante é entender o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem.

Palavra-Chave: Motivação, colaborador, organização e satisfação.

ABSTRACT

This study brings some motivational theories about human behavior in organizations. The direction of motivational behavior is a matter of processes and structures that give meaning to internal or external stimuli, directing human action towards the satisfaction of needs. Being a dynamic motivation eminently inner character, one important starting point is to understand the meaning that people attribute to what they do.

Keyword: Motivation, employee, organization and satisfaction.

1. INTRODUÇÃO

                No atual panorama das organizações, motivação é um fator que esta sendo bastante destacado dentro das empresas que visam crescimento, atualização constante e inovação. Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e seus motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também), logo seus motivos são abstratos e só têm significado pra você, por isso motivação é algo tão pessoal, porque vêm de dentro. (RECINELLA, 2005)

        As organizações que descobrem o segredo de como desenvolver e manter times eficazes sem que os colaboradores fiquem desmotivados, e provendo o recurso necessário a excelência do serviço, estarão melhores preparadas para enfrentar as constantes mudanças no mundo organizacional. A capacidade de identificar a razão do trabalho, perceber seu valor e entender que uma atividade, mesmo que pequena, é de suma importância para a organização, pois sem a colaboração de um profissional seja ele qualificado ou não é do gestor da empresa para assim evitar danos e prejuízos, prejudicando o avanço da organização. O gestor que visa obter uma liderança de sucesso, precisa conhecer de perto as necessidades, o grau de interesse e anseios de cada colaborador, apesar de a motivação ser individual é utilizada apenas uma receita para motivar todo grupo, partindo deste pressuposto compreende-se a importância do gestor para obtenção de êxito neste processo, de acordo com HOFFMAN(1999).

        Por essa razão, o presente estudo oportuniza o conhecimento dos aspectos capazes de gerar motivação no ambiente de trabalho. Portanto, motivação é um fenômeno contínuo, nunca categoricamente resolvido para cada indivíduo. Ao longo deste artigo será abordado algumas das principais contribuições, pesquisas e prática sobre motivação. Será abordada a teoria de necessidades de Maslow, a Higiene-motivação de Hezberg, as teorias X e Y de McGregor, Teoria das Necessidades de E.R.C. Clayton Alderfer.

Para a realização deste trabalho, buscou-se realizar um estudo mais conceitual sobre motivação, com base na visão de alguns autores que pesquisaram amplamente este tema, o objetivo foi avaliar a influencia do fator motivacional no desempenho profissional e organizacional. Em alguns momentos foi utilizado o método por dedução, no qual foram levantadas as experiências e opiniões dos próprios componentes do grupo, sendo que partimos de um aspecto geral que é a motivação no trabalho e nos restringimos à motivação no trabalho nas empresas.

        Assim conclui-se que motivação é à procura da satisfação de necessidades. Obter a união entre a satisfação individual e os objetivos da organização tem sido à busca dos gestores dentro das empresas, a inquietação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, não apenas por se preocupar com o bem estar de seus funcionários, mais principalmente porque o elemento motivação é um dos grandes elementos influenciadores da produtividade e consequentemente do lucro, o gestor tem como meta diária manter a motivação dos liderados, estratégia que possibilita que os objetivos institucionais sejam atingidos, pois estes resultados dependem integralmente da equipe.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O estudo da motivação nas organizações recebe interesse considerável na literatura internacional devido, provavelmente, à sua estreita relação com a produtividade individual e organizacional. O problema da motivação no trabalho situa-se, inevitavelmente, no contexto da interação dos interesses da organização com os interesses do empregado. As duas partes envolvem-se numa parceria, na qual cada uma delas apresenta, explicita e/ou implicitamente, as suas exigências e demandas.

Da parte da organização, existem demandas explícitas e bastante precisas relacionadas ao desempenho do empregado e às normas de comportamento na empresa. Em relação ao desempenho, a empresa exige que os seus membros executem tarefas bem delimitadas, em períodos determinados de trabalho e com padrões de quantidade e qualidade previamente estabelecidos. Todas estas atividades fazem parte do papel atribuído ao empregado e são, geralmente, regidas pelo próprio contrato de trabalho. Para a execução das tarefas, a empresa fornece aos seus empregados o equipamento e o material necessário, este último podendo, muitas vezes, não corresponder às exigências das tarefas e da própria organização.

Segundo Hoffman (1999) hoje a auto-realização no ambiente de trabalho é uma questão estratégica para as empresas.

“Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento.” Abraham H.Maslow

Motivar colaboradores é um trabalho muito difícil, porém, existem vários pontos que podem levar os colaboradores à motivação. Mas é importante lembrar que as necessidades variam conforme o momento e também de pessoa para pessoa. Uma das recomendações mais importantes é valorizar as pessoas igualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (296 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com