TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Metodologia Cientifica

Ensaios: A Importancia Da Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 16

Revista Urutágua. -Revista acadêmica multidisciplinar, nº 14 – dez. 07/jan./fev./mar. 2008 – Quadrimestral – Maringá -

Paraná -Brasil -ISSN 1519.6178 Departamento de Ciências Sociais -Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM).

Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.htm > . Acesso em: 15 set. 2011.

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO NÍVEL SUPERIOR

Rosane Tolentino Maia1 RESUMO Este trabalho aborda a importância da disciplina de Metodologia Científica como ferramenta fundamental na iniciação científica e no desenvolvimento de produções científicas pelos alunos que ingressam nas universidades e ao longo do curso são estimulados a desenvolver trabalhos científicos como parte dos requisitos de avaliação. O Estudo de Caso teve como objeto de pesquisa os alunos do segundo e sexto semestres do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós. Palavras -chave: Metodologia Científica. Iniciação Científica. Produções Acadêmicas. 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, tem se evidenciado um consenso na comunidade acadêmica brasileira de que instituições de ensino universitário devem aliar às práticas de ensino tradicional, elementos que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, permitindo, através de uma visão real do mundo, detectar os problemas que o assolam e, ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas capazes de promover medidas que ajudem solucioná-los. Este trabalho aborda a importância da Metodologia Científica como ferramenta fundamental no desenvolvimento de produções científicas pelos alunos que ingressam nas universidades as quais, ao longo do curso são estimulados a desenvolver trabalhos científicos como parte dos requisitos de avaliação.

Verifica-se que os alunos se veem diante de muitas dificuldades para cumprir essas exigências, provavelmente, em decorrência de uma formação deficiente na formação básica. Por vezes, verifica-se que alunos cursando o último ano dos cursos de graduação, desconhecem as mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho, padrões de redação, procedimentos para elaborarem pesquisas bibliográficas, seleção e organização da leitura das obras, construção de citações diretas e indiretas, bem como sobre o propósito de incluí-las no corpo do próprio texto. Essas dificuldades podem justificar a causa de uma grande ansiedade nos alunos de graduação, na medida em que as exigências mudam em profundidade, a forma usual da

1 Especialista em Docência do Ensino Superior, graduada em Processamento de dados pela Universidade Federal do Pará e docente das Faculdades Integradas do Tapajós.

Revista Urutágua. -Revista acadêmica multidisciplinar, nº 14 – dez. 07/jan./fev./mar. 2008 – Quadrimestral – Maringá -

Paraná -Brasil -ISSN 1519.6178 Departamento de Ciências Sociais -Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM).

Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.htm > . Acesso em: 15 set. 2011.

escrita, incorporando diversos elementos, até então desconhecidos, podendo, no limite, levar ao desânimo e, até mesmo, a desistência do curso. Diante do exposto é de suma importância questionar: de que forma a disciplina de Metodologia Científica pode ajudar os alunos de nível superior a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produção científica?

A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final. A Metodologia Científica aborda as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.

A relevância desta pesquisa se justifica, tendo em vista a pouca importância que é dada pela maioria dos pesquisadores em formação aos detalhes da confecção de um documento metodologicamente adequado. A necessidade do estudo em questão pode ser considerada, na medida em que ele irá abordar a importância da disciplina de Metodologia Científica, como desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno de nível superior melhorando a sua produtividade e a qualidade das suas produções.

Objetiva-se com este estudo, comprovar que a disciplina Metodologia Científica é iminentemente prática e apresenta instrumentos necessários para a realização de trabalho de pesquisa, buscando a construção do conhecimento dos acadêmicos de forma a favorecer-lhes com uma leitura e escrita mais eficientes, através da pesquisa e redação com embasamento científico elaborados segundo normas científicas vigentes. Através da análise dos principais conceitos que compõem a disciplina de Metodologia Científica e posterior relação dos mesmos na produção e apresentação de trabalhos científicos, buscou-se traçar uma analogia entre o saber científico e sua influência no desenvolvimento da reflexão, da compreensão, da capacidade de interpretação e argumentação dos acadêmicos dos cursos de graduação.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A evolução da ciência se deu com a evolução da inteligência humana, que passou do medo do desconhecido ao misticismo, numa tentativa de explicar os fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições. Finalmente, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que

Revista Urutágua. -Revista acadêmica multidisciplinar, nº 14 – dez. 07/jan./fev./mar. 2008 – Quadrimestral – Maringá -

Paraná -Brasil -ISSN 1519.6178 Departamento de Ciências Sociais -Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM).

Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.htm > . Acesso em: 15 set. 2011.

procurou sempre a aproximação com a lógica. O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite aos seres humanos a capacidade de refletir sobre o significado de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com